mama (2)A população feminina de 50 a 69 anos, de Una e Santa Luzia, começa a ser atendida a partir de segunda-feira pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado.  Para ser atendida, a mulher deve comparecer a partir das 7 horas, levando identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. Em Una, o atendimento será de terça até dia 26, beneficiando 1.240 mulheres.

A unidade móvel estará estacionada na Praça Dr. Manoel Pereira de Almeida, em frente à prefeitura.

Já em Santa Luzia, serão 697 mulheres para realizar o exame de mamografia. A unidade móvel estará na Rua Euclides Batista de Brito, perto do Centro de Abastecimento. O atendimento será de 19 a 23.  O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas, para oferecer todo o conforto necessário às mulheres.

O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, buscando a integralidade do atendimento.

As que tiverem diagnóstico positivo serão encaminhadas a unidades de alta complexidade em oncologia para tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico.