gadoO suplemento alimentar é alternativa para nutrição do rebanho no período de seca. Como em 2015 e 2016 houve uma grande perda de rebanho no Sul da Bahia,  por conta da falta de chuvas, a Bahiater/SDR está desenvolvendo  no Setaf Litoral Sul uma proposta que busca minimizar essa possibilidade de falta de alimentos.

A qualidade das pastagens fica limitada durante o período de estiagem, devido à diminuição da produção da forragem pela ausência da chuva,   a baixa disponibilidade de forragem no pasto prejudica o desempenho de bovinos, resultando em perda de peso, declínio acentuado da produção de leite. Com isso, ocorre a  diminuição da fertilidade e enfraquecimento geral do rebanho, em situações de emergência, para manter a nutrição adequada dos animais, devem-se disponibilizar alternativas alimentares, que visam suprir a deficiência nutricional provocada pela queda da qualidade do alimento fornecido.

A proposta da equipe da Bahiater é implantar nos municípios de Almadina, Pau Brasil, Itajú do Colônia, Floresta Azul e Itapitanga, campos de propagação e multiplicação de palma forrageira e cana, ideais para alimentação alternativa dos animais. O coordenador da Setaf Litoral Sul, Marcos Vinicios, e os técnicos Bernardino Rocha, Welington Leite e Nelson Fernandes, definiram para a próxima segunda feira (11), uma reunião em Itabuna, onde o projeto será apresentado aos secretários de agricultura dos citados municípios pelo técnico Nelson Fernandes, para que possam entender melhor a dinâmica e planejar juntos a melhor forma de execução, minimizando custos, identificando parcerias e otimizando recursos.