Desfile cívico marca os festejos dos 195 anos de Independência do Brasil foto Waldir Gomes (2)Itabuna realiza nesta quinta-feira (7)  o tradicional Desfile de 7 de Setembro em Itabuna, que terá como tema este ano, “Brava gente brasileira” e marca os festejos dos 195 anos de Independência do Brasil.  A solenidade cívica será aberta as 7 horas e 40 minutos, com a leitura do texto oficial pelo cerimonial do governo, seguido de hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Fernando Gomes; da Bahia, pelo tenente-coronel Daniel Riccio, da Polícia Militar e de Itabuna, pelo presidente da Câmara de vereadores, Francisco Reis.

Em seguida, haverá a execução dos hinos do Brasil e de Itabuna e revista aos contingentes militares do Tiro de Guerra, 15º Batalhão da PM, Policia Rodoviária Estadual e Federal, 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros e do Colégio Militar, pelo prefeito Fernando Gomes. Já o desfile cívico terá também a participação de escolas e instituições representativas da sociedade civil organizada.

A coordenação dividiu o desfile  em cinco grupamentos, com os militares abrindo o primeiro bloco, levando para a avenida Cinquentenário, onde o público se concentra, o efetivo do Tiro de Guerra, seguido do Colégio da PM, além de homens e viaturas das polícias  rodoviárias Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, do 15º BPM, Esquadrão da Policia Montada,  Cipe Cacaueira, e a Guarda Municipal.

No segundo grupamento participam entidades da sociedade civil organizada a exemplo do Núcleo Cuidar, Apae, Gaac, Bandeirantes, Lojas Maçonarias, Ordem Demolay, Desbravadores e Aventureiros, aém do Instituto Flauta Carlos Oliveira, LBV, clubes de Rotary e do Lions e as  fundações Marimbeta. Nos grupos três, quatro e cinco desfilam 11 escolas municipais com a banda marcial da FICC, particulares e estaduais, respectivamente.