cult 3

Um dia de integração entre a escola e a comunidade através da arte. Assim foi a Gincana Cultural, promovida neste sábado (19), pelo Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Itabuna, no Sul da Bahia. A gincana marca o encerramento da primeira etapa da Oficina de Dança  do projeto Escolas Culturais, que faz parte do programa Educar para Transformar, do Governo da Bahia. O Colégio Modelo de Itabuna foi a primeira unidade da rede estadual a ter o projeto implantado.cult 1A gincana reuniu grupos formados pelos alunos e por moradores.

No encerramento da Oficina de Dança, os estudantes fizeram apresentações que abordaram temas que fazem parte do dia a dia da comunidade, como o combate à violência contra a mulher e ao preconceito de etnia, gênero e ditadura da beleza. Através da expressão corporal, eles mostraram a necessidade de valorização  da mulher e do combate a todo tipo de preconceito.

cult 5A coordenadora de dança do projeto pela Secretaria de Educação do Estado, Francine Costa, dirigiu a oficina e destaca que “os estudantes estão utilizando a dança como instrumento de transformação e discussão de temas que fazem parte da realidade das comunidades onde vivem. O trabalho tem sido muito gratificante”. Já o estudante Jhimmy David Campos, que dança hip hop no grupo de teatro o colégio e se apresenta em várias escolas da região afirma que “essa é uma oportunidade de ampliar os nossos horizontes, ter uma atividade que valoriza e leva a arte para a comunidade”.

cult 2Mell Barreto, que atua como voluntário no projeto, ressaltou que “esse trabalho é muito importante para o desenvolvimento dos jovens e a  inserção social através da cultura”. Para a diretora da unidade escolar, Ednailza Miranda, o projeto Escolas Culturais trouxe uma nova dimensão ao Colégio Modelo. “Os alunos estão empolgados, a comunidade está participando e a cada atividade teremos um envolvimento maior, contribuindo para uma formação multidisciplinar, focada na valorização da cidadania”, disse. A próxima atividade na Escola Cultural no Colégio Modelo em Itabuna é a Oficina de Literatura.

cult 4