conversa cultural 3O ator e dramaturgo Romualdo Lisboa participou da Conversa Cultural, realizada pelo Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Itabuna. A atividade, que reuniu alunos, professores e membros da comunidade, faz parte do projeto Escolas Culturais, do Governo do Estado.

Romualdo Lisboa, que dirige o Teatro Popular de Ilhéus, um projeto que vem universalizando o acesso ao teatro, com apresentações no Sul da Bahia e em outras regiões do estado, dialogou sobre Mecanismos para Gestão das Projetos Culturais e a importância da arte na valorização da cidadania.

A diretora do Colégio Modelo, Ednailza Miranda, destacou que a presença de representantes de diversas manifestações culturais cria amplia os horizontes dos estudantes para além da atividade acadêmica, permitindo uma visão mais abrangente do papel que representam na sociedade.

conversa cultural 2 Neste sábado, o Colégio Modelo promove a Gincana Cultural, com apresentações de dança pelos alunos e grupos da comunidade. A gincana encerra a Oficina de Dança, primeira atividade do projeto Escolas Culturais, que faz parte do Programa Educar para Transformar.

Escolas Culturais – O projeto Escolas Culturais integra o programa Educar para Transformar e tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. O Colégio Modelo de Itabuna foi a primeira unidade da rede estadual a ter o projeto implantado.  O projeto  é executado em arceria entre a Secretaria da Educação do Estado com as Secretarias de Cultura (Secult) e da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

As atividades envolvem as áreas de  dança, música, audiovisual e literatura e, além de Itabuna, que é a  cidade pioneira, outras  85 unidades escolares da rede estadual, em 85 municípios,  serão atendidas, com  ações de requalificação e aquisição de novos equipamentos  para projeção de audiovisual,  apresentações artísticas e internet banda larga para o desenvolvimento de programas de rádio  e ações de estímulo ao  empreendedorismo.