hc (2)

Nascido em Brejões, no Sudoeste da Bahia, o empresário Helenilson Chaves se define como um “grapiuna de coração”. Mais do que isso, um legítimo itabunense, terra que elegeu como sua e em que transformou seu espírito empreendedor em projetos que podem ser simbolizados, mas não resumidos, no Shopping Jequitibá, hoje o maior centro de compras da região e que na época de sua inauguração, em meio a mais devastadora das crises, parecia uma aposta de altíssimo risco.

Filho do lendário Manuel Chaves, que decidiu deixar uma região extremamente pobre e seguiu para Ipiaú, onde abriu uma loja de tecidos. De lá, decidiu construir seu futuro na Itabuna que dava seus primeiros passos para se consolidar como metrópole.

Aos 70 anos, recuperando-se de uma cirurgia em Salvador, Helenilson não esconde seu amor por Itabuna. Seu depoimento, concedido a Daniel Thame e Barbosa Filho e editado por Gabriella Monteiro, mostra um homem que ao longo de sua vida não se limitou a empreender, mas também a atuar com responsabilidade social e apontar os caminhos para o futuro.

FORMAÇÃO

Estudei no Colégio Estadual de Itabuna, onde tive bons professores, o ensino era sério, era um ensino que deveria hoje ser repetido nas escolas do estado e até nas escolas municipais. Fiz o científico nos Maristas e com 18, 19 anos eu queria voltar para casa, porque achava que aqui tinha grandes oportunidades. Voltei e cursei Economia na Uesc.

Sempre acreditei que essa era uma terra de oportunidades, para quem estava disposto a acreditar, investir e trabalhar duro. Tenho uma profunda gratidão por Itabuna, amo Itabuna, procuro fazer assim o máximo que eu posso fazer, até correndo muitos riscos, às vezes as pessoas não acreditam, mas eu sou muito persistente das coisas que eu acredito. Essa região é extremamente recompensadora, você investe, você consegue, mesmo que hoje seja mais difícil, mas ainda se plantando, se colhe.

FAMÍLIA

Nós quando chegamos aqui, nós tínhamos, meu pai, minha mãe, minha irmã e eu, quatro pessoas na família e começamos a viver aqui em Itabuna com o tempo nós fomos crescendo. Casei novo, com 23 anos, aqui nasceram meus filhos Alexandra, Manuel e  Leandro. Hoje cada um já segue seu caminho, trabalha, tem suas empresas, mas são unidos. Eu e minha esposa Lia  procuramos dar durante o crescimento deles e a formação familiar de união. Lia é uma pessoa que eu encontrei grande sustentáculo, uma mulher que sempre foi honesta, uma mulher que sempre foi agradável, sempre soube cultivar amizades mais do que eu, que tenho um aspecto mais de timidez entendeu, mas a gente vence mais do lado do trabalho.

E isso tudo aconteceu porque eu sou filho de um homem e uma mulher excepcionais, meu pai era um homem que estava a frente de tudo no seu tempo, que começou como trabalhador numa fazenda de café e construiu um grupo empresarial, gerou empregos e contribuiu com o desenvolvimento da região. Ele também não teve oportunidade de estudos, mas era uma pessoa que tocava piano, quer dizer de ouvido, tocava bandolim, fazia poesia e conquistou essa cidade de Itabuna porque era uma pessoa espetacular.

Quando ele faleceu, aos 64 anos, mais 20 mil pessoas foram ao seu sepultamento. Deus deu a ele uma capacidade imensa de vencer obstáculos e conhecer o que era preciso fazer para vencer na vida e isso ele me ensinou de uma maneira muito consistente. Minha mãe foi o esteio de meu pai, uma mulher maravilhosa, pessoa excepcional.

TV SANTA CRUZ

Trouxemos a TV Santa Cruz, no final dos anos 80. Uma afiliada da Rede Globo que foi um marco na comunicação regional. Investimos na televisão e hoje as pessoas que por lá passaram ao longo desses quase trinta anos reconhecem a oportunidade que lhes foi dada. Ao lado a TV Cabrália, a TV Santa Cruz, impulsionou e passou a mostrar nossa região para todo o país.

AMIGOS NA POLITICA

Meu pai nunca foi politico, meu pai sempre foi um homem de amizades. Guardo uma carta de Antonio Carlos Magalhaes para meu pai dizendo que ele era um dos melhores amigos da vida dele. Meu pai nunca lhe pediu favores. Fernando Gomes, que é prefeito de Itabuna pela quinta vez, é meu compadre, batizei um dos filhos dele, mas também nunca envolveu troca de favores. Nossa caminhada sempre foi muito séria, mesmo nos momentos de dificuldades.

 

A HORA DA CRISE

A chegada da vassoura-de-bruxa foi devastadora. Chegamos a ter um crédito de 500 mil sacas de cacau, que os produtores receberam os recursos antecipadamente e não puderam entregar. Nesse período ainda teve o confisco feito pelo então presidente Fernando Collor. Fomos obrigados a pedir concordata.

Tínhamos feito um  investimento de 40 milhões de dólares na indústria de soja no oeste  baiano, a primeira do Estado.  Foi um período difícil, mas que que conseguimos superar, embora os impactos provocados pela `vassoura”  ainda vão durar anos para serem superados.

 

SHOPPING JEQUITIBÁ

Quando decidiu construir o shopping, recebi críticas, as pessoas não acreditavam, a região estava numa crise profunda, que era uma loucura. Com o tempo, o shopping se transformou em um verdadeiro exemplo de transformação que pode ocorrer na cidade. Milhares de empregos foram gerados, o Jardim Vitória deu um salto imobiliário e as pessoas viram que era possível investir em Itabuna.

Hoje o shopping, administrado por um de meus filhos, Manoel Chaves Neto, vive uma fase de expansão, é o principal centro de comercio da região e impulsiona o setor de serviços e de lazer.

CACAU E CHOCOLATE

Verticalizar a lavoura cacaueira, indo da produção de amêndoas à produção de chocolate e derivados, é um caminho difícil, mas necessário. Não é possível concorrer com as grandes multinacionais, mas é possível produzir chocolates premium, com alto valor agregado, buscar nichos de mercado. Hoje vejo com alegria que muitos empreendedores estão melhorando a qualidade das amêndoas e produzindo chocolates finos.

FUTURO DE ITABUNA

A nossa realidade só vai mudar daqui a 40 anos, ou 30 anos, na hora que todo mundo se convencer que a educação é a principal ferramenta para o crescimento. Se chegar aqui hoje em Itabuna, uma fabrica que tenha a capacidade tecnológica muito grande ela tem dificuldades de encontrar mão de obra qualificada.

Temos que investir em escolas técnicas, em  capacitação profissional, mas principalmente melhor o ensino básico. Preparar a criança desde cedo, para que ela chegue a universidade em condições de assimilar conhecimentos que garantam o acesso ao mercado de trabalho.

Tudo isso parte de um princípio, a pessoa tem que ser ou escolher o que quer do seu destino, e só pode fazer isso através do ensino de qualidade e na minha concepção o ensino mais importante não é a universidade e sim o ensino básico fundamental.

Não podemos ter uma educação elitista, mas sim um processo em que todos possam ter o mesmo nível de ensino e consequentemente as mesmas oportunidades de trabalho.

O futuro de Itabuna passa pela Educação.

DEUS

Deus é tudo! Nunca vi Deus, mas a força que ele me dar entendeu? Só pode ser uma coisa superior e nisso eu acredito, acredito muito. Eu não durmo sem rezar, eu rezo agradecendo, porque o homem tem que estar sempre ligado a uma religião. A religião é a realização do homem. Acho que sem Deus nada  vai pra frente. A fé a algo maravilhoso, que nos motiva a superar dificuldades e seguir em frente.

REALIZAÇÃO

Fiz e construí muitas coisas na vida, sempre procurei ser uma pessoa solidária, comprometida com a região, mas ainda tenho caminhos ainda a percorrer. Talvez a realização só se complete quando cumprir minha missão e passar para outra vida.

Você não pode fazer tudo, mas faça sua parte. A nossa  vinda aqui pra terra tem fins específicos, você não pode chegar aqui pra destruir,  mas  para criar, modificar, semear, coisas que possam melhorar as pessoas na convivência. Isso é atitude de respeito e de fé em Deus.

PROJETOS

Viver é bom. Estou sempre em busca de novos objetivos, sempre acreditando que é possível transformar essa região. Itabuna e o Sul da Bahia sempre foram e sempre serão uma terra de oportunidades e é isso que eu desejo que os jovens acreditem, como sempre acreditei e continuo acreditando.

Ainda há muita coisa pra ser feita e temos que ser condutores do nosso destino, dos destinos da nossa região.

PREFEITURA

Houve um tempo em que eu gostaria de ter sido prefeito de Itabuna, de poder melhorar a vida das pessoas, mas há uma incompreensão muito grande, acham que você quer se beneficiar com a política. Uma mentalidade equivocada, mas que ainda impera. Hoje eu continuo disposto a contribuir com a cidade, mas sem nenhuma pretensão política.

MÁGOAS

Mágoa é a pior coisa que existe, porque se você for uma pessoa que fica com mágoa seu coração vai estar sempre um pouco sujo de uma coisa que não deveria estar dentro de você. Tive algumas decepções, mas não guardo mágoas. Até porque as amizades que construí ao longo da vida foram infinitamente maiores. E são as amizades que guardo e celebro.

FELICIDADE

A felicidade é estar sempre procurando, mas dentro dos termos que me propus sim! Você sabe que eu fui uma pessoa que tive câncer, tem dois anos, tive agora um problema de coração que foi feito um procedimento e tudo isso, mas eu estou alegre. Pior é quem não pôde fazer nada e morreu.

MENSAGEM

Desejo que toda a juventude de Itabuna possa ter a oportunidade como eu tive. Mas portunidade não é você encontrar o prato feito, oportunidade é você trabalhar para encher o prato e ter a condição e a coragem de enfrentar os desafios.

Quando você para e se lamenta por uma dificuldade momentânea, não alcança os que seguiram em frente. Então se pode desanimar, é preciso perseverar e seguir em frente.

Itabuna é uma cidade maravilhosa, a cidade que eu amo. Vamos todos torna-la cada vez melhor. Tenho fé na juventude, tenho fé no futuro.