João Palma

joão palmaEstá definida a data de 25 de outubro próximo para a terceira edição nacional do diadelertododia, mobilização pela leitura que nasceu em abril de 2015 na cidade de Barueri/SP como ação local.

Foi um enorme sucesso com a participação de mais de 93 mil crianças, jovens e adultos. Bombeiros leram embaixo d´água, policiais militares promoveram blitzes de leitura na rodovia Castello Branco, professores elaboraram inúmeras atividades de leitura, autoridades foram para creches, asilos e hospitais ler para crianças, idosos e pacientes. Foram 12 horas que marcaram o dia 9 de abril de 2015 como um dia de ler, todo dia.

Naquele mesmo ano decidimos realizar nova mobilização desta feita nacionalmente. Aprendemos a duras penas (sem pleonasmo, por favor!) que é impossível contatar as 5570 cidades brasileiras por falta de um mailing confiável, seja de endereços postais ou eletrônicos.

Expedimos 3.602 convites por carta e a maioria por email, mas infelizmente só uma parte chegou ao destino certo, às pessoas certas. Tivemos 427 cidades, várias capitais brasileiras inclusive, participando. No dia primeiro de outubro registramos o envolvimento de 1.320.098 pessoas.

Só para que tenha ideia, essa edição do diadelertododia, edição nacional, em primeiro de outubro de 2015 produziu centenas de reportagens em jornais, blogues, revistas e rádios. Só de televisão e com o que conseguimos clipar, a mobilização rendeu mais de 42 minutos de reportagens em emissoras pelo país todo, sempre destacando as atividades locais. Um espaço gigantesco nesse formato de mídia.

Ano passado, no dia 20 de setembro, nova mobilização e um resultado ainda mais extraordinário: 2.481.332 participantes.

Alguém deve estar estranhando essas datas não coincidentes. Respondo: é que no dia 25 de outubro acontece nova mobilização pela leitura, diadelertododia e quem sabe você se entusiasma, fala com amigos e ajuda a quebrar o recorde de 2016. Acompanhe a página diadelertododia no facebook.

Se lhe perguntarem sobre as datas alternadas (09 de abril, 1º.de outubro, 20 de setembro e agora 25 de outubro) responda simplesmente:

– Dia de ler é todo dia!

*Foi proposital para chamar atenção. Se percebeu o erro lá no título saiba que você faz parte de um grupo de poucos. Se não percebeu não está sozinho; 38% dos estudantes universitários no Brasil têm dificuldades em utilizar a leitura e a escrita no cotidiano.

 

João Palma é jornalista, ativista cultural e idealizador do projeto  diadelertododia