Foto Dr Ronaldo Netto HOBRA temporada junina já se iniciou, com arraiás na Capital em  várias cidades do interior da Bahia. Tempo de comidas e bebidas típicas, forró, fogueiras e fogos de artifício, na festa mais popular do Nordeste, que reúne milhares de pessoas, Entretanto, em meio a tanta alegria, aumentam os risos para a saúde, incluindo a visão.

“Durante o período junino, convivemos com riscos adicionais, tais como fogueiras e fogos de artifício. A saúde ocular fica sempre ameaçada quando se trata de artefatos explosivos, muitas vezes manipulados por crianças”, alerta o Dr. Ronaldo Netto (foto), médico oftalmologista do Hospital de Olhos Beira Rio, em Itabuna.

Ele destaca que é preciso tomar cuidado com o manuseio de  fogos de artifício, principalmente perto das crianças. “Atitudes como detonar bombas sob latas ou outros objetos que podem ser projetados podem levar a traumas oculares gravíssimos quando pessoas são atingidas na face”, diz o médico.

Além disso, os rojões que decolam e voam em grande velocidade podem também atingir a face de alguém. O Dr. Ronaldo Netto lembra ainda que “eventos traumáticos como estes podem levar a graves problemas oculares uma vez que aumentam os riscos de hemorragias intra-oculares, descolamentos de retina, crises de glaucoma agudo secundários e até traumas penetrantes que demandam tratamento cirúrgico, o que  pode culminar com a perda da visão”.

Em caso de qualquer dano à visão, a pessoa deve procurar imediatamente um médico oftalmologista. Observando esses cuidados, é aproveitar a alegria dos festas juninas e cair no forró, que o São João do Nordeste é mesmo o melhor do Brasil.