hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Barragem do Rio Colônia garantirá abastecimento de água em Itabuna

 

barragem 1As obras da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, estão perto de virar realidade e por fim a crise hídrica pela qual enfrenta os moradores de Itabuna e Região. Na etapa atual, o maciço da barragem encontra-se na cota de 119 metros, do total de 124 metros e também está sendo realizado o serviço de concretagem do vertedouro das águas. O próximo passo é a hidromecânica, que é a execução das comportas. A previsão de conclusão de toda estrutura é o no segundo semestre de 2017. A intervenção, realizada pelo Governo do Estado, através da Embasa, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamernto (Sihs),  garantirá o abastecimento de água de qualidade por muitas décadas para mais de 350 mil moradores. O valor total de investimento é R$ 108.498.283,00.

“Esta entrega, que muito em breve se tornará a concretização de um sonho de milhares de pessoas, é uma das prioridades do governador Rui Costa, e se traduzirá não apenas em segurança hídrica, mas em mais saúde e desenvolvimento econômico e social”, comemorou o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, reforçando que em 2016 a cidade viveu um colapso no abastecimento, por conta da longa estiagem,  que levou a um racionamento de água. Além da barragem em si, o projeto inclui a relocação da estrada, de linhas de energia, a construção de habitações, entre outras obras complementares.

A barragem possui eixo com comprimento de 124 metros e altura de 21,4 metros e quando atingir o nível mais alto possuirá volume total de mais de 62 milhões de metros cúbicos de água.  Minimizará ainda o problema das enchentes que inundam parte da cidade de Itabuna e melhorará as condições sanitárias do Rio Cachoeira, contribuindo com a diluição dos efluentes sanitários não tratados das áreas urbanas marginais ao rio. “Aspecto que permitirá o uso de um menor grau de tratamento para estes efluentes, bem como reduzirá a proliferação de plantas aquáticas que se acentua nos períodos de longas estiagens, principalmente na área urbana da cidade”, concluiu Peixoto.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

One Response to “Barragem do Rio Colônia garantirá abastecimento de água em Itabuna”

  • Carlos Sodré disse:

    As notícias do expressivo avanço das obras de construção da Barragem do Colônia, deixam-me – como itapéense e sulbaiano – muito feliz por ver que o antigo sonho de meu saudoso pai, Horacio Sodré – ex-Prefeito de Itapé e cuja vida foi a de quem mais que ninguém ligou-se incessantemente à vida do Colônia e do Cachoeira – vai ganhando forma. Ressalto, por justos, os esforços de Geraldo Simões (como Prefeito e Deputado Federal), o apoio da Presidente Dilma e do Governador Wagner, a firme determinação do Governador Rui Costa pela construção da esperada obra, e o empenho do Secretário Marcus Cavalcanti (estradas de acesso) e do nosso jovem conterrâneo, Secretário Cassio Peixoto para tornar realidade este sonho de todos nós que, além do abastecimento de água e a da tranquilidade pela regularização da vazão do rio, evitando as ocasionais catástrofes, pode influir no revigoramento da economia e melhoria da vida social das populações mais carentes de Itapé e região. A sua inauguração merecerá uma grande festa e estarei na fila da frente!

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
junho 2017
D S T Q Q S S
« mai    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930