nave inovação 1Três dias de evento, mais de 60 horas de palestras, mesas, debates e conferências transmitidas direto da Califórnia, nos Estados Unidos, e cerca de 1200 visitas por dia. Esses são os números do evento Nave de Inovação Bahia Sustentável (Nibs), realizado no Centro de Cnvenções de Ilhéus, com o apoio do Governo da Bahia, por meio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI); e da Bahiathursa.

A iniciativa, pioneira na região, atraiu estudantes, profissionais de tecnologia da informação e comunicação, desenvolvedores, pequenos empresários e empreendedores do cacau e chocolate. “Foi o pontapé inicial pra um evento que tem tudo pra se espalhar pelo nosso estado levando inovação, tecnologia e, sobretudo, conhecimento produzido no interior”, avaliou Gabriel Siqueira, co-criador do evento.

nave inovação 2Nos três dias, o Nibs reuniu mais de trinta palestras que abordaram temas diversos, como os lançamentos de novos produtos do Google, o futuro dos negócios com a internet, a realidade do jornalismo frente às novas tecnologias, as inovações a serviço da cadeia do cacau e chocolate e os desafios para pequenos empresários empreenderem na grande rede.

Um dos alvos do evento, o público estudantil compareceu. Das palestras traduzidas em tempo real direto da Califórnia à sala de jogos, estiveram em todos os espaços. Para Camila Alves, estudante do curso técnico de informática do CeepAmev, “a oportunidade foi incrível, porque tivemos acesso a novos conhecimentos e sem precisar nem sair de nossa cidade”.

Hackathon

Um dos espaços mais visitados da feira foi o dedicado à maratona hacker. Curiosos passaram horas a observar duas equipes formadas por desenvolvedores locais se debruçar sobre códigos para criar o aplicativo que melhor contribuísse para a cidadania.

Com resultados diferentes, a equipe Suplenatu criou um aplicativo que reúne sugestões de tratamentos alternativos para problemas de saúde. Vencedor da Hackthon, o grupo Doador Legal desenvolveu aplicativo que leva o mesmo nome. Ele agrupa pessoas que necessitam de doação de sangue, informa local para doar, estado de saúde do paciente e condições para ser doador.

Chocotec

Espaço dedicado a grandes e pequenos produtores de cacau e chocolate, o Chocotec ocupou o último dia da grade do Nibs. A demanda foi tão grande, que a organização abriu sala adicional para receber os interessados em palestras sobre como a tecnologia pode auxiliar na expansão e aprimoramento dessa cadeia produtiva do sul da Bahia.

O consultor Ângelo Palocci apresentou a plataforma e-Agro, que faz o gerenciamento de todas as etapas da produção no campo. “Com ela, o produtor, grande ou pequeno, tem o controle sobre o que é gasto e o que é arrecadado na produção, o que permite, inclusive, identificar onde podem ser feitos cortes, gerando economia”, afirmou.

Agricultor e chocolateiro, Gerson Marques destacou que o cooperativismo tem jogado papel importante na retomada da produção regional e que o associativismo permite, entre outras coisas, somar esforços para que mais produtores tenham acesso a tecnologias que o auxiliem na produção.

O Nave de Inovação Bahia Sustentável (Nibs) teve como parceiros o Sebrae, o Instituto Nossa Ilhéus (INI), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Costa do Cacau Convention Bureau, a Prefeitura de Ilhéus, a Associação de Turismo de Ilhéus e a Localdata Web e organização da MVU Promoções e Eventos.