hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Obra literária destaca Turismo Rural no Sul da Bahia

celia tur 1A região do Rio do Engenho, no município de Ilhéus, no Sul da Bahia, abriga experiências diversificadas da agricultura familiar e conta com um cenário de beleza natural singular. A riqueza produtiva e as peculiaridades desta localidade agora podem ser conferidas no livro Turismo no Espaço Rural,Trilha Interpretativa da Agricultura Familiar no Rio do Engenho, que foi lançado  no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), em IIlhéus.

A obra é um dos produtos do projeto de Apoio à Dinamização das Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar da Região Cacaueira da Bahia, executado a partir de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Cooperativa de Agricultores Familiares e Economia Solidária, que visa potencializar serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER), para 10 mil famílias, em sete Territórios de Identidade.

celia tur 2O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, afirmou que o trabalho é fruto de uma fértil articulação de pesquisadores, professores, agricultores e extensionistas. “Esta obra simboliza o esforço e a qualidade das ações dessa parceria entre a Ceplac e o Governo do Estado, que tem possibilitado iniciativas relevantes para o crescimento produtivo do rural baiano”, destacou Rodrigues.
A diretora- superintendente da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e uma das organizadoras da publicação, Célia Watanabe, informou que o livro foi concebido com o compromisso de mostrar que o desenvolvimento das atividades rurais extrapola a dimensão da produção agropecuária, e de valorizar o jeito de ser e de viver no espaço rural. Segundo Watanabe, “há uma intencionalidade de refletir sobre o turismo interativo com as comunidades locais, visando ampliar as possibilidades de geração de renda pela agricultura familiar”.

O vice-presidente da Associação de Moradores e Agricultores do Rio de Engenho e Adjacências (Amarea), Vilson Silva, que esteve à frente da formatação da trilha referenciada no livro e cumpriu um importante papel na mobilização dos agricultores e agricultoras da área, ressaltou a importância de trabalhos como este. “Esse livro é uma porta que se abre para dar mais visibilidade à nossa comunidade, além de ser uma esperança para ajudar a manter o jovem no campo, mostrando que é possível ter trabalho e renda com agricultura familiar”, comentou Silva.

Organizadores: A obra tem como organizadores os técnicos: Quintino Reis de Araujo (Pesquisador da Ceplac), Célia Hissae Watanabe (SDR/Bahiater), Sérgio Luiz Freitas Teixeira (Administrador/Extensão Rural da Ceplac), Rita Cristina Tristão Gramacho (Economista/Extensão Rural da Ceplac) e Paulo Roberto Demeter (Agrônomo/Educação Popular e Desenvolvimento – FASE/BA).

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
maio 2017
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031