hospital costa do cacau

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, será recebido neste sábado, em Ilhéus, pelo prefeito Mário Alexandre. Ao lado de outras autoridades políticas da região e da deputada estadual Ângela Sousa, eles vão visitar o canteiro de obras do Hospital Regional Costa do Cacau, uma iniciativa do governo da Bahia que já se encontra em fase final de execução. A visita acontecerá às 7h30min, de acordo com a agenda divulgada.

hosp 1Quando concluída a primeira etapa, prevista para os próximos meses, o hospital vai funcionar com 180 leitos, desafogando o Hospital Regional Luiz Viana Filho, hospital público referência na região que atende a mais de 100 municípios sulbaianos. O investimento com a nova obra é de quase R$ 80 milhões. Com o novo hospital, a capacidade de atendimento hospitalar na região será dobrada. A unidade contará com equipamentos modernos e ofertará atendimento em ortopedia, cardiologia, dentre outras especialidades. Do total de leitos, 30 serão de terapia intensiva (UTI). Na segunda fase, mais 120 leitos serão entregues.

A vinda de Fábio Vilas-Boas é uma retribuição à visita que o prefeito de Ilhéus fez ao secretário na quarta-feira (26), em Salvador, quando fez o convite. Durante a audiência na sede da Sesab, Mário Alexandre reivindicou a aquisição de aparelho linear para o tratamento de radioterapia no Hospital São Jorge, em Ilhéus. Segundo ele, a demanda por esse tratamento cresce de forma acentuada e, somado a outros tantos que são oferecidos somente nos hospitais de maior porte, obriga os pacientes a desgastantes e consecutivos deslocamentos para grandes hospitais.

Acompanhado da deputada Ângela Sousa e do secretário de Saúde, Oswaldo Dunkel, o prefeito de Ilhéus também solicitou o aumento da contribuição do Estado para a Santa Casa de Misericórdia, no sentido de garantir mais recursos para o custeio da instituição. Mário Alexandre, que é médico por formação, ainda observou a necessidade de um estudo conjunto – entre Prefeitura e Estado -, para viabilizar a implantação de uma maternidade no Hospital Regional Luiz Viana Filho.

“Essa é uma reivindicação antiga de Ilhéus e região. O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e dar condições para que as mães ilheenses deem luz aos seus filhos em sua terra natal”, explicou o prefeito durante a reunião.