maio amareloChamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Com este intuito, a Prefeitura de Ilhéus, através da Coordenação de Educação para o Trânsito, órgão vinculado à Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), realizará ações educativas na cidade. A primeira delas será no dia 1º de maio, às 8 horas, com concentração na entrada da rua Araújo Pinho e caminhada até a praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, no centro da cidade, com chegada prevista para as 9 horas.

Das 9 às 12 horas, o evento, que conta com parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), responsável pela estrutura montada e stand de robótica com os alunos da entidade, apresentará o “caminhão digital”, espaço com 12 computadores que trarão palestras sobre trânsito seguro, com abordagens para adultos e crianças. Além disso, serão disponibilizados serviços de saúde, como exames oftalmológicos, avaliações bucal e física, instrução nutricional para crianças e adultos e aulas de dança e zumba.

As atividades fazem parte do movimento “Maio amarelo”, mobilização nacional empreendida pelo Poder Público e sociedade civil, que estimula a conscientização, o amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento do cidadão enquanto pedestre, ciclista ou motorista, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Em Ilhéus, a ação conjunta conta ainda com a participação e apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA), das 68ª, 69ª e 70ª companhias independentes de Polícia Militar (CIPM), Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Serviço de Referência dos Direitos da Mulher (SER Mulher) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sindicatos, comerciantes, ciclistas, associações, autoescolas e estudantes.