congre 1Especialistas internacionais estiveram nesta terça-feira (25), em Brasília, para mostrar aos secretários estaduais de saúde do Brasil iniciativas de “combate” aos acidentes de trânsito em seus países. A troca de experiências faz parte do Seminário Internacional de Segurança no Trânsito, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

O secretário estadual da saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, idealizador e um dos organizadores do evento, destacou as ações que estão sendo feitas e pensadas para evitar as tragédias. “Estamos trabalhando junto ao Congresso Nacional para aprovação de uma lei que irá regulamentar o Código Nacional de Trânsito no que tange à exigência de indumentária própria de proteção para os motociclistas”, disse Vilas-Boas. Com o término do evento, nesta quarta (25), o colegiado fará proposições ao governo federal para a “reversão dessa grande ameaça a saúde pública do país”, completou o Secretário.

congre 2A cada quatro motociclistas no país, um se envolve em acidente de trânsito. No geral, o Brasil ocupa hoje o 4º lugar no ranking de acidentes e o 7º em número de mortes – estes são dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apresentados pelo palestrante Júlio Waiselfisz, autor do estudo “Mapa da Violência 2013: Acidentes de Trânsito e Motocicleta.

Os números assustam, contudo, devem gerar reforços para o enfrentamento mais eficaz ao problema, defendem os gestores. O entendimento comum entre eles também diz respeito à situação das UTIs estaduais, ocupadas por vítimas de acidentes de trânsito, deixando assim de responder satisfatoriamente à demanda originária dos demais problemas de saúde, ocasionados por doenças.

O Seminário que hoje contou com a presença do ministro da área, Ricardo Barros, tem continuidade nesta quarta-feira (25).