greveOs servidores municipais de Itabuna aprovaram, durante assembleia conjunta com os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, a participação na Greve Geral, marcada para o dia 28. A paralisação nacional, convocada pelas centrais sindicais, é protesto contra o modelo de reformas previdenciária e trabalhista proposto pelo presidente Michel Temer.

A presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Itabuna (Sindserv), Wilmaci Oliveira, cita várias medidas tomadas pelo governo tampão contra o trabalhador, a exemplo da PEC 55, que congela gastos públicos por 20 anos e afetará serviços essenciais, além da terceirização irrestrita e a fusão das funções de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. “Não nos faltam motivos para ocupar as ruas no dia 28”, afirma Wilmaci.

Josivaldo Gonçalves, do SindiACS/ACE, que congrega os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, defende a mobilização. “É imprescindível que se intensifique as mobilizações populares e a construção de uma gigantesca Greve Geral, em 28 de abril”, disse ele.