pm 1
O reconhecimento do esforço e da qualidade dos serviços prestados por policiais militares e por autoridades civis foi marcado pela solenidade que o Comando Geral da Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (19), na Vila Militar do Bonfim, em homenagem ao patrono da PM, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.

andreO governador Rui Costa acompanhou a entrega da medalha de Mérito Policial Militar a 50 autoridades civis e militares, de 59 medalhas Marechal Argolo Visconde de Itaparica e ainda do Diploma de Destaque Operacional a 44 policiais militares que atuaram nas operações de repressão a assaltos a bancos de Irecê e Boa Nova, no interior da Bahia.

Segundo Rui, “a medalha é um reconhecimento à dedicação e ao trabalho dos profissionais que têm a função de defender a sociedade. É uma homenagem a esta instituição que caminha para 200 anos”. O governador disse que os servidores trabalham duro esperando receber o reconhecimento da sociedade e da instituição. “Estes policiais são merecedores desta homenagem que é a medalha de Tiradentes, uma tradição das corporações militares do Brasil,”.

pm 2Rui destacou que a Polícia Militar da Bahia é uma das mais experientes, com maior competência em diversas áreas, inclusive no policiamento de grandes eventos. “A PM baiana se capacitou, nós temos o Grupamento Aéreo no interior, inauguramos recentemente o de Barreiras, aumentamos as companhias especializadas em várias regiões do estado, então a PM ganhou presença nos quatro cantos da Bahia. A próxima unidade do Graer que vamos inaugurar será em Lençóis, na Chapada Diamantina”.

O governador falou também do treinamento dos policiais. “Hoje temos homens treinados, bem capacitados a exemplo do Batalhão do Bope que reagiu fortemente em vários episódios recentes na Bahia, como em Bom Jesus da Lapa e em Irecê, mostrando que a nossa polícia agirá sempre com muita energia quando a nossa sociedade for ameaçada”.

Outro destaque, segundo o governador, é o policiamento comunitário. “Temos uma experiência larga e bons resultados no policiamento comunitário, que é um trabalho junto à sociedade, junto aos adolescentes e jovens, reduzindo drasticamente a violência em todas as regiões onde as bases comunitárias estão implantadas. Isso prova que o trabalho comunitário associado a uma ação mais dura contra os criminosos vai garantindo a força do Estado e a paz para a sociedade”.

Participaram da solenidade também o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, os secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa, da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, de Relações Institucionais, Josias Gomes, de Promoção  da Igualdade Racial, Fabya Reis, de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, de Comunicação André Curvello, oficiais e praças da corporação, convidados civis e militares. (fotos Manu Dias/SecomBA)