Dr. Diego Andrade

Dr Diego 2A catarata é uma enfermidade que pode provocar diminuição da visão e se manifesta através de diferentes sintomas, como o  embaçamento visual, diminuição da nitidez e da intensidade das cores em situações de luminosidade intensa e, em alguns casos, melhora da visão de perto devido a uma mudança de grau temporária.

Na grande maioria dos casos a cirurgia de catarata não é uma urgência oftalmológica. Ou seja, pode-se programar a melhor hora para realiza-la. Entretanto, existem situações onde a cirurgia de catarata deve ser realizada o quanto antes, como em casos de traumas, cataratas congênitas e cataratas muito duras, que provocam glaucoma. Nesses casos, a doença pode levar a perda irreversível da visão.

A cirurgia  aumenta a transparência dos meios oculares. deixando mais clara a visão, sendo necessária para melhor acompanhamento e tratamento de patologias do fundo do olho. A catarata pode ser comparada com uma porta de vidro: quando este vidro está limpo, podemos ver o que está atrás da porta. Com passar do tempo esse vidro deixa de ser transparente e com isso não conseguimos identificar com precisão o que está por trás dele. A catarata é o vidro embaçado e a  cirurgia é a  troca do vidro embaçado por outro transparente.

O tratamento para a catarata é cirúrgico, já que nenhum medicamento teve sua ação comprovada na prevenção, retardo ou cura da doença. A decisão para indicar uma cirurgia não pode ser baseada apenas na acuidade visual do paciente, mas também quando a função visual está alterada, ou seja é uma decisão em conjunto entre o médico e o paciente. É necessário avaliar o tipo de ocupação do paciente, estilo de vida e seus hábitos.

Com relação à retina a principal manifestação de alteração na visão é a baixa  acuidade visual, a diminuição da visão”. Existem diversas doenças que afetam a retina, entre alas as mais comuns são a retinopatia diabética que pode levar a  sangramentos, exsudatos (acúmulo de líquidos), formação de novos vasos, edema na retina e até descolamento de retina. A degeneração macular relacionada a idade, que pode diminuir bastante a visão também é uma patologia que leva a alterações típicas como áreas de atrofia e formação de membranas na retina.

A doença afeta principalmente pacientes acima de 50 anos, e ocorre perda progressiva da visão e escotomas (mancha) na área central da visão. Outras doenças como hipertensão arterial e doenças reumatológicas como Lupus também são causas importantes de alterações retinianas, bem como a toxicidade por uso de medicamentos.

 

O Dr.  Diego Andrade, graduado pela Faculdade de Saúde e Ecologia Humana-FASEH-MG, com especialização em catarata e retina pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, e membro do pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Associação Médica Brasileira (ABM) é médico do Hospital de Olhos Beira Rio, em Itabuna.