Dra Michelle Ferreira

 

Dra Michele cópiaO teste do olhinho, também chamado de teste do reflexo vermelho, é um exame de triagem essencial para a avaliação da visão do bebê uma vez que possibilita a detecção de alterações oculares de forma precoce, possibilitando a orientação e a busca do tratamento adequado para cada caso quando necessário. Assim como o teste da orelhinha e do pezinho, é um teste simples e rápido que deve ser realizado até os 30 dias após o nascimento.

O exame consiste em colocar um feixe de luz em direção ao olho do bebê, em uma distância superior a 30 cm sendo então observado pelo médico o reflexo das pupilas. O reflexo considerado normal tem coloração avermelhada e é simétrico. Essa coloração avermelhada significa que o eixo óptico está livre, permitindo a entrada e saída de luz através da pupila. Quando detectada alguma alteração do reflexo vermelho o exame oftalmológico deve ser realizado o quanto antes.

O Teste do Olhinho feito em nosso serviço é complementado com o exame do fundo de olho realizado pelo retinólogo sendo possível, dessa forma, o diagnóstico de outros problemas oftalmológicos que não seriam identificados através de teste do olhinho convencional. Esse exame é ainda mais importante em bebês prematuros nos quais o primeiro teste do olhinho deve ser realizado entre a 4º e a 6º semana de vida com objetivo principal de detectar a retinopatia da prematuridade, devendo ser repetido sempre que necessário, até que toda a retina esteja vascularizada.         Nessa avaliação é possível diagnosticar doenças como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma, retinopatia na prematuridade, infecções intraoculares, traumas de parto e suspeitar da possibilidade de baixa visão. Esse teste é muito importante, pois o tratamento precoce de algumas dessas doenças pode evitar consequências que seriam desastrosas para visão e/ou vida do bebê ou até mesmo permitir o desenvolvimento normal da visão.

Segundo números da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, 50% dos casos de doenças oculares graves ainda são descobertas quando os recém-nascidos já perderam parte da visão ou ficaram completamente cegos. Dessa forma, podemos perceber o quanto o Teste do Olhinho é indispensável e que deve ser difundido como uma prática de fundamental importância para a saúde ocular dos nossos bebês.

 

*A Dra Michelle Ferreira é Oftalmologista no Hospital de Olhos Beira Rio