itac 2A Prefeitura de Itacaré já recuperou 40  quilômetros de estradas vicinais do município em menos de três meses da atual gestão do prefeito Antonio de Anizio. “Faremos mais quarenta antes do período das chuvas, perfazendo 80 quilômetros e com um gasto total de 240 mil reais com recursos próprios” diz o prefeito.

Nascido na zona rural (Taboquinhas) do município, o chefe do executivo vai, pessoalmente vistoriar e comandar as obras em pelo menos dois dias da semana. Ele chega cedo, dirigindo seu veículo até o local, comanda o movimento das caçambas, da retroescavadeira e da patrol, orientando os funcionários na reforma das estradas. “Nasci e vivi aqui nessa região. Conheço cada pessoa, cada agricultor, cada associação e escola. Sei das dificuldades de o pequeno produtor plantar e não ter condição de escoar seu produto. Agricultura não é agricultura sem estrada e bom escoamento” garante o prefeito.

itac 1Ao meio dia, reúne seu grupo de trabalho e almoça na sede de alguma fazenda na beira da estrada. O trabalho é feito em regime de mutirão. O produtor rural Edenilton Moura, da Fazenda São Domingos na região do Toco Preto é um entusiasta do trabalho. “Temos, aqui, muitos anos de abandono dessas estradas. Agora tudo melhorou cem por cento. Os produtores estão com outro ânimo para trabalhar”, disse ele. O coordenador da Bahiater/Litoral Sul, Marcos Vinicios, esteve presente no local, afirmando que o prefeito Antonio de Anizio tem feito um grande esforço para melhorar a vida do homem e da mulher do campo, “Com as vias recuperadas, podemos oferecer um serviço de Ater em locais de difícil acesso, acessibilidade é uma das condições para elevar a produtividade e gerar por meio da comercialização renda ao município”, disse o coordenador.

Outra vantagem relativa à recuperação das estradas é a valorização da educação do campo. Com o benefício já existem mais alunos matriculados na rede formal de ensino. Além disso, os veículos que transportam os estudantes fazem o percurso num tempo menor e com manutenção de custo reduzido.