Com um volume crescente de seguidores no Facebook, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) está veiculando, exclusivamente nesta mídia social, campanha ilustrada com obras e investimentos estaduais que são fruto do imposto pago pelos baianos. São destacadas obras como o metrô de Salvador, a recuperação de estradas em todo o estado, o HGE 2, os novos hospitais do Cacau e da Chapada e o programa Água para Todos, entre outras. A fan-page da Sefaz acaba de chegar à marca de 50 mil seguidores.

“As redes sociais tornaram-se ferramentas muito importantes para as organizações e com o poder público não é diferente, pois elas ampliam e modificam a forma de se relacionar com a população”, comenta o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. Ele acrescenta que a campanha no Facebook constitui, além disso, uma iniciativa de educação fiscal, ao veicular o reconhecimento, por parte do poder público, pela participação de cidadãos e empresas no desenvolvimento do Estado.

O secretário lembra outra campanha da Sefaz-Ba, voltada para o público interno, que reconheceu o empenho dos servidores fazendários para garantir o desempenho das receitas próprias em meio à recessão econômica e às instabilidade nas transferências da União.

Vitório ressalta que, a despeito da crise, a Bahia vem mantendo os salários dos servidores rigorosamente em dia, segue honrando os compromissos com os fornecedores e ampliou os investimentos em 45,09%: de R$ 2,198 bilhões em 2015 para R$ 3,189 bilhões em 2016. “Somados, os investimentos nos dois primeiros anos da gestão do governador Rui Costa chegam a R$ 5,387 bilhões”, ressalta. Os recursos impulsionaram obras e ações em todo o Estado, ampliando a infraestrutura necessária ao desenvolvimento econômico e contribuindo também para gerar emprego e renda, lembra Vitório.

Além da página no Facebook, que pode ser acessada pelo endereço https://www.facebook.com/sefaz.govba, a Sefaz-Ba também possui um perfil no Twitter: https://twitter.com/sefazba.

Atualizações diárias

Com atualizações diárias, as redes sociais da Secretaria da Fazenda divulgam notícias sobre IPVA, ICMS, combate à sonegação, parcerias público-privadas (PPP), modernização do fisco e dão destaque também a outras importantes ações do Governo que são de interesse da população. Além disso, tanto no Facebook como no Twitter, são divulgadas campanhas especiais, como a que mostra os investimentos, e outra sobre educação fiscal, com explicações sobre os principais tributos estaduais.

“A Sefaz-Ba utiliza ainda o Facebook e o Twitter para divulgar serviços, falar sobre as suas ações e, caso surja alguma demanda, orientar o contribuinte sobre como proceder para entrar em contato com a Fazenda Estadual”, explica o secretário Manoel Vitório. Ele ressalta ainda que a Sefaz-Ba mantém, além disso, seus canais tradicionais de atendimento aos contribuintes: o Call Center 0800 071 0071 e o site www.sefaz.ba.gov.br, além do atendimento presencial em postos do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) e inspetorias fiscais.