Dra. Carolina Rebouças Fernandes

Dra Carolina Rebouças 1A avaliação oftalmológica infantil é muito importante, pois cerca de 80% das informações que percebemos do mundo chegam através da visão.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica recomenda a realização do teste do Olhinho ao nascer, seguido de exames semestrais na criança até os dois anos de idade e avaliações anuais até os oito anos.

Quando o período escolar se inicia, os professores ainda não conhecem a criança. Esse fato dificulta notar diferenças no padrão de comportamento durante as aulas que indiquem que a qualidade da visão do menor esteja comprometida.

Há queixas que sugerem algum grau de redução na acuidade visual. Destas, podem-se destacar as seguintes: apertar os olhos ou virar o rosto de lado para ver mais longe; levantar muitas vezes para se aproximar do quadro ou televisão; maior dificuldade com letreiros luminosos; dor de cabeça frequente após esforços visuais; aproximar ou afastar muito os objetos dos olhos; passar a só demonstrar interesse ao chegar perto do brinquedo que deseja; começar a cair ou se esbarrar com mais frequência. Estudantes maiores podem ter discrepância muito grande de notas entre as atividades impressas e as que são copiadas da lousa.

Portanto, nota-se que o ideal é que o exame oftalmológico em menores seja próximo do início do ano letivo, para ajudar as crianças a terem a melhor visão possível ou aprender os recursos de substituição da visão caso necessário, o quanto antes . Assim, facilita-se o melhor aproveitamento do conhecimento obtido (não apenas na escola) e também permite-se a este  estudante o desenvolvimento de todo o seu  potencial, além da inclusão escolar quando for pertinente.

 

(*) A Dra. Carolina Rebouças Fernandes é Oftalmologista do Hospital de Olhos Beira Rio