sec 2A Secretaria da Educação do Estado está integrando três áreas estratégias que tratam da alfabetização de crianças na idade certa, da alfabetização de jovens e adultos, assim como da relação institucional com os municípios. Trata-se da junção do projeto Pacto pela Educação na Idade Certa, do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) e do Programa de Apoio à Educação Municipal (PROAM), operacionalizados pela Coordenação de Programas Especiais (COPE). O funcionamento da recém criada COPE e a atuação conjunta destes projetos e programas estão sendo discutidos com 156 técnicos dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), nestas terça-feira (14) e quarta-feira (15), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

sec 1Presente ao encontro, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, enfatizou a importância de uma maior integração entre as ações do Estado na busca pela melhoria na educação. “Acredito que o trabalho tem que ser pautado por um eixo de ação. Temos que ter prioridades específicas e ampliar as ações integradas que priorizem a alfabetização em todas as idades. Por isso, com a COPE, temos o objetivo de aumentar nossa atuação em todos os Territórios de Identidade, valorizando as especificidades e aproximando prefeituras e instituições do Ensino Superior e técnicos deste movimento”, destacou.

A coordenadora do COPE, Elenir Alves, falou sobre o primeiro encontro entre técnicos. “O esforço do trabalho é a gente detectar as convergências entre os programas, para vermos como as ações se integram lá na ponta, quando chegam até o estudante e o município, estimulando, ainda mais, essa rede de educação que envolve as esferas federal, estadual e municipal”, explicou.