carnaval Itabuna 4

Dez bandas agitaram o circuito da folia nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, na primeira noite do Itabuna Folia 2017, promovido pela Prefeitura de Itabuna, que tem o apoio do Governo da Bahia, através da Bahiatursa. Os destaques ficaram por conta do Babado Novo, com um show à parte de Mari Antunes, que agitou o chão da avenida, além do Tsunami, Amor a Dois, Negaline, Constelação da Bahia, Eletrikka, Bikuí, Sem Censura e Bonde dos Catchorros, que fizeram o resgate de músicas dos carnavais do passado e também dos sucessos para o carnaval de deste ano.

carnaval Itabuna 3

Com o registro de 10 detenções por excesso de bebida e um caso de tentativa de furto,  o sistema de segurança montado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Municipal e Polícia Rodoviária Estadual garantiu a segurança das cerca de 40 mil pessoas que compareceram ao circuito da folia.    Profissionais de vários departamentos da Secretaria Municipal de Saúde,  distribuiram panfletos e preservativos, enquanto agentes de endemia lembravam, por meio de faixas e cartazes afixados ao longo das avenidas e num estande centralizado no circuito, sobre os cuidados que a população deve tomar para evitar agua parada, e do perigo que o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungynia e zika vírus representa para as pessoas de todas as idades.

carnaval Itabuna 6

O carnaval antecipado de Itabuna, que termina amanhã (12), foi aberto com a Lavagem do Beco do Fuxico, com muito axé e água de cheiro das baianas de Pai Gildo e do afoxé Axé Odara e o  desfile  do Bloco Afro Encantarte, que  fez uma homenagem ao ator Mário Gusmão. Desfilaram ainda no Beco do Fuxico, os blocos Casados I… Responsáveis, Hora Extra,  Dez Casados, Planeta Reggae, Maria Rosa, Ouro, Fuleragem e os Mendigos de Gravata. Um grupo de foliões vestidos de palhaços prestaram uma homenagem póstuma ao ator e folião Ramon Vane que faleceu recentemente.