ipiau 1A Secretaria da Educação do Estado abre na cidade de Ipiaú, no  Sul da Bahia, o mais novo Complexo Integrado de Educação (CIE) na Bahia. Este é o quarto CIE implantado no Estado a partir de 2016. Os demais estão instalados nas cidades de Itabuna, também na região Sul, em Porto Seguro e Itamaraju, no Extremo Sul. A portaria que transforma o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CIE) foi publicada no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (7).

“Com o CIE Ipiaú estamos aumentando a oferta da Educação de Tempo Integral para o Ensino Médio. Com isso, os estudantes irão passar mais tempo na escola para estudar, aprender e desenvolver ações pedagógicas que aliam Esporte, Arte, Ciência, Cultura, Inovação e Empreendedorismo. Além disso, o Complexo terá uma ação articulada com a Universidade Estadual da Bahia, a nossa UNEB. Isto não representa apenas a integração estrutural entre o CIE Ipiaú e a universidade. Teremos, portanto, um ganho pedagógico que possibilitará o compartilhamento do conhecimento, fortalecendo e potencializando a Educação”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

ipiau 2Com esta parceria, a UNEB passa a contar com uma estrutura no CIE com técnicos que irão atuar para o fortalecimento da Educação Básica, por meio de ações como a formação de professores da rede estadual de toda a região de forma articulada com os Núcleos Territoriais de Educação (NRE).  Outra perspectiva é ampliar as ações pedagógicas oportunizando aos estudantes da rede estadual o protagonismo estudantil. “Com o CIE, teremos uma jornada integrada nos turnos matutino e vespertino e as disciplinas da Base Comum vão ser trabalhadas conjuntamente com as disciplinas diversificadas, dentro de uma integração estrutural e pedagógica”, acrescenta Robson Costa, assessor de Articulação da Educação Superior com a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado.

O diretor do CIE Ipiaú, Tompson Bacelar, avalia que a chegada da UNEB na unidade de ensino refletirá no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. “Agora, além do suporte da Secretaria da Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação, também vamos contar com a UNEB. E isto representa um ganho significativo para a Educação, porque teremos mais diversificação de atividades, que acontecerão em tempo integral, aumentando o compromisso do jovem com a escola e, consequentemente, preparando-os melhor para o futuro”, avalia.

Já o assessor especial de Reitoria da UNEB, Marcius Gomes, acrescenta que  o CIE também será campo de estágio para os estudantes de Pedagogia e esta troca de experiência será enriquecedora tanto para os alunos do Ensino Médio quanto para os universitários. “Além dessa aproximação, que pretende requalificar o currículo do Ensino Médio, os seus tempos e espaços, outro ponto importante diz respeito à formação do professor da Educação Básica através das Licenciaturas que oferecemos. Ao mesmo tempo, será permitido aos nossos alunos de Licenciatura conviver com a sua realidade de atuação, ou seja, eles estarão imersos em suas práticas pedagógicas”, enaltece.