WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

janeiro 2017
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


Barragem do Rio Colônia garantirá abastecimento de água em Itabuna

barragem RC 1O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes visitou em companhia de vereadores, de secretários municipais e técnicos do Governo e da Emasa  o canteiro de obras da barragem do rio Colônia, em Itapé, que está sendo executada pelo Governo do Estado. A estrutura da obra estará concluída até maio deste ano e quando a barragem estiver em operação, vai assegurar a perenização do Cachoeira, garantindo o abastecimento de água em  Itabuna, sem riscos de colapso no abastecimento, como ocorreu em 2016, em função da estiagem prolongada.

barragem RC 2A comitiva foi integrada pelo  presidente da câmara de Vereadores de Itabuna, Francisco Reis; pelo  vereador Júnior do Trator, pelo presidente da Emasa, Jader Guedes;  além dos  secretários Desenvolvimento Urbano,  Viação e Obras de Sustentabilidade Econômica e Meio-Ambiente, John Vinícius Nascimento, que foram recebidos pelo  diretor do Consórcio Rio Colônia, Mauro Prates, que fez uma explanação sobre o andamento das obras que estará concluída no final de abril ou no início de maio. A obra tem um custo estimado  de R$ 35 milhões – sem computar os gastos com desapropriações de terras e infraestrutura de estradas e energia- e emprega hoje cerca de 140 trabalhadores,  com acompanhamento de uma equipe de engenheiros.

Prates explicou ao prefeito e aos integrantes da comitiva que a obra é executada pelo Consórcio Rio Colônia, que reúne  a Metro Engenharia, Tectran Engenharia, CTA Empreendimentos, numa parceria com a Embasa. A barragem terá uma altura de 21,4 metros,  com um volume de 35 mil metros cúbicos de concreto,  formando um espelho d’agua de 25 quilômetros quadrados e um lago de 63 milhões de metros cúbicos, que vai permitir a perenização e regularização da vazão do rio Cachoeira, que é formado pelos rios Salgado e Colônia.

barragem RC 4Ele destacou a sensibilidade e o empenho do governador Rui Costa, que está tomando as providências para conclusão nos próximos meses de uma obra essencial e ajudar a Itabuna para solucionar a questão de regularização do abastecimento de água. Embora considerando que o ideal seria no futuro a construção de uma adutora, ele explicou que o abastecimento de Itabuna será feito por gravidade, com a abertura de comportas nos períodos de estiagem, assegurando a perenização do rio e o abastecimento de água para a população, uma vez que a Emasa tem um sistema de captação em Ferradas e que está em operação com apoio de uma adutora construída na sua última gestão.

1 resposta para “Barragem do Rio Colônia garantirá abastecimento de água em Itabuna”

  • ronaldo nadaf says:

    Vixe, o Thame já esta no colo de CUMA. Mas vc esta certo, a fome aperta, ai tem que aceitar o JABA, já que o seu PT morreu. Nada que um dia após o outro.

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia