Miriam de Sales

miriam 1Uma grande revista feminina internacional queria comemorar seus dois anos de sucesso como a mais vendida no seu país.Então,começou a vasculhar os arquivos procurando “aquele” texto ,um artigo arrasador que fizesse a edição esgotar em pouco tempo.Não encontrou nenhum. Todos os artigos comparavam-se uns com os outros como água no chocolate.

Isto vale para nós, também, os escritores que mourejam todo dia ,como operários ,batendo nas teclas do computador e sonhando com a fama e o sucesso. A gente não precisa escrever nada de espetacular que faça os leitores abrir a boca e dizer -Que Maravilha!” -o que a gente precisa é escrever. Pois o sucesso depende da continuidade e da qualidade do que fazemos dia – a – dia. Quanto mais se faz, melhor se faz.

O sucesso como já foi dito e muito repisado é 90% de transpiração e 10% de inspiração.

Fique certo que esse sucesso cumulativo um dia chegará e se você fizer direitinho o dever de casa, escrever e publicar regularmente ele não demorará a lhe surpreender. Ele chegará em passos macios como os de um gato, simplesmente porque você está dando o melhor de si mesmo, dia após dia, semana após semana ano a ano. Como o Jacó, da Bíblia que serviu sete anos e depois mais sete até ter nos braços a sua amada.

miriam 2Meu livro mais vendido foi “A Bahia de Outrora”, mas, não foi o meu maior impulso. Nem a única coisa grande que já fiz. Meus artigos nos blogs, nos jornais virtuais, nas redes sociais me trazem muito mais leitores do que ele. Por conta deles fui reconhecida em Turim sem nunca ter ido lá, procurada em Lisboa e tenho meus livros vendidos em todo o Brasil surpreendendo meus amigos que por lá andaram em festas literárias. E, olha que nunca busquei fama nem sucesso que considero muito incomodativos. Quero escrever e só!

A história é que amo Salvador, conheço muito da sua história ,vivo aqui há 73 anos e cada dia fico mais apaixonada. Por isto escrevi o livro ,já havia sido picada pelo hábito de trabalhar todo dia no PC e, mais dia menos dia a gente faz um gol. Talvez nem de placa ou de bicicleta, mas, como a folha seca de Didi que vai levando a bola displicentemente, sorrateiro, como quem não quer nada e pimba!  Ela ,a bola entra na rede.

O trabalho de escrever requer paciência ,não comporta ansiedade nem pressa. Mas, requer um pouco de ousadia e muita coragem.

O dedo vai ao teclado descompromissadamente, como se batia nas teclas da máquina de escrever ou na pena de ganso dos antigos escritores. E la nave va …
Lawrence chamava a literatura de “deusa cadela”, caprichosa, infiel, sonsa como toda mulher, dizia ele.
Mas, um dia ,quem sabe o sucesso bate na sua porta. Se acontecer, vale estar preparado para ele.

Miriam de Sales  é e autora de vários livros, com participação em eventos literários no Brasil e no Exterior.