hanna thame fisioterapia animal
universidade lasalle livros do thame

Festa da Lavagem da Catedral atrai multidão em Ilhéus

lavagem 5

O centro histórico de Ilhéus atraiu centenas de pessoas, inclusive turistas, na quarta-feira, 18, com a realização da   lavagem da escadaria da Catedral de São Sebastião.  Com a antecipação da festa, centenas de turistas do navio MSC Prezioza participaram da manifestação popular que faz parte do calendário cultural e turístico de Ilhéus. Na ocasião, a turista Bruna Moreira, que faz o cruzeiro marítimo falou de sua satisfação em participar do evento: “a oportunidade de vivenciar, pela primeira vez, junto com os ilheenses, a celebração que comemora os festejos do padroeiro São Sebastião é muito prazerosa, pois nos aproximamos mais da cidade e conhecemos a cultura local”, declarou.

lavagem 2O cortejo se concentrou na sede do Sindicato dosEstivadores, localizada na Avenida Dois de Julho, a partir das 9h30min, com núcleos de terreiros da cidade, além da entidade carnavalesca Guarda Embaixo e o mini trio. Em seguida, percorreu aRua Eustáquio Bastos, a praçaCairú, as ruas Tiradentese Bento Berilo, e depoispassou pela Avenida Soares Lopes em direção à Catedral, onde as baianas realizaram a lavagem da escadaria utilizando jarras contendo água de cheiro e flores, além da ajuda do carro pipa.

José Edson Alexandre Farias, estivador e organizador do evento, explicou a importância da celebração para os estivadores. Segundo ele, os primeiros estivadores locais, em um determinado momento de dificuldade para o porto de Ilhéus, como a falta de atividades, fizeram uma devoção de fé a São Sebastião, padroeiro da categoria.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
janeiro 2017
D S T Q Q S S
« dez   fev »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031