aftosa-bahiaA segunda etapa 2016 da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa alcançou o índice de 95,83%, quando foram vacinados bovinos e bubalinos com idade até 24 meses. O resultado oficial da campanha foi fechado no dia 05 de janeiro, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aqüicultura (Seagri), através da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Os destaques desta etapa foram as coordenadorias regionais de Irecê (99,55%), Itapetinga (99,31) e Itaberaba (98,24). O impacto negativo de uma doença como a febre aftosa em um país como o Brasil é em torno de US$ 7 bilhões ao ano.

O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, comemorou o índice alcançado, e ponderou que “em 2016, apesar da crise econômica nacional instalada e a longa estiagem que afeta o Nordeste, o setor do agronegócio baiano vem se projetando positivamente, graças ao empreendedorismo do setor produtivo e as ações do Governo do Estado. O bom resultado também é reflexo das ações da Adab, na promoção de medidas de conscientização dos produtores, capacitação de servidores e atividade de vigilância à saúde dos animais, bem como as atividades de educação sanitária realizadas no Estado”.

A Bahia possui rebanho bovino e bubalino de mais de 10 milhões de cabeças, ocupando 8° lugar no ranking nacional e 1º do nordeste, e deste total, mais de 3 milhões, com até 24 meses, dos existentes no Estado, foram vacinados contra a febre aftosa.

Detentor do segundo maior rebanho comercial bovino do mundo, com cerca de 200 milhões de cabeças, o Brasil assumiu desde 2004 aliderança nas exportações, com um quinto da carne comercializada internacionalmente e vendas em mais de 180 países. De grande importância econômica e social, a bovinocultura é um dos principais destaques do agronegócio, proporcionando o desenvolvimento das cadeias produtivas de leite e carne, sendo que o valor bruto da produção de ambos os segmentos está estimado em R$ 67 bilhões.

Para o diretor-geral da Adab, Marco Vargas, “os resultados alcançados só foram possíveis devido ao apoio de instituições parceiras, que compartilharam ações e incentivam o aprimoramento das atividades de defesa, além do esforço conjunto de criadores, sindicatos, associações, Fundo de Apoio a Pecuária do Estado (Fundap), Governo do Estado e Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Superintendência Federal da Agricultura na Bahia/MAPA e prefeituras municipais. Esse apoio foi imprescindível para o alcance de índices expressivos de vacinação dos animais em todo território baiano”.

Desde o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, em 2001, a Bahia registra oficialmente índices vacinais acima de 90%, fato que aponta o alto nível de adesão dos produtores ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Febre Aftosa por parte do setor pecuário.