agua-2O Departamento de Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde confirmou a qualidade satisfatória da água fornecida à população de Itabuna pela rede de abastecimento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). Após análises físico-química e microbiológica pelo Sistema Vigiágua, coordenado pela Secretaria de Saúde da Bahia, (Sesab) em 10 amostras, em diversos pontos da cidade houve, a emissão de laudo agora tornado público oficialmente pela Prefeitura.

agua-1De acordo com o Departamento de Vigilância Sanitária, foram recolhidas amostras para análise da qualidade da água fornecida pela Emasa nos bairros Jorge Amado (3); Avenida Itajuípe, bairro Santo Antônio (2); Bairros Fonseca (3) e Novo Fonseca (1) e São Caetano (1). Segundo o diretor da Visa, Antônio Carlos Carvalho, não foram encontradas anormalidades nas amostras, que apresentam resultados físico-químicas e microbiológicos satisfatórios.

Devido às consequências da mais severa estiagem que assolou o centro-sul da Bahia, entre novembro de 2015 e agosto deste ano, o abastecimento de água de Itabuna e da maioria dos municípios regionais entrou em colapso, após os efeitos da seca nos principais rios e mananciais. Além da falta d’água, os itabunenses foram obrigados a se abastecer com água com elevados níveis de cloretos (sal) captada emergencialmente na estação da Emasa, em Castelo Novo, município de Ilhéus, que sofreu com os problemas causados pelas altas das marés.