dengue-1A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) juntamente com diversas instituições públicas e particulares, além de servidores e técnicos da saúde, se uniram nesta segunda-feira para uma grande ação de controle e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya em Itabuna no Dia D da Luta Nacional. Além de orientar as pessoas, também se fez a promoção da saúde.

No bairro Nova Ferradas, por exemplo, com o apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) as equipes promoveram uma grande feira de promoção da saúde, com a realização de testes rápidos de HIV, hepatite, glicemia e aferição de pressão arterial, orientação sexual com distribuição de informes e preservativos, e ainda vacina antirrábica para cães e gatos.

dengue-2O secretário de Saúde, Paulo Bicalho, participou da abertura da feira de saúde e voltou a destacar a importância de ações conjuntas e simultâneas como as que estão ocorrendo em Itabuna no combate ao principal vetor das arboviroses. As doenças ameaçam fazer novas vitimas no verão que agora se inicia se cuidados simples não forem observados.

“O combate ao mosquito exige esforço simples de todos e deve ser permanente e contínuo em casa, no trabalho, nas escolas, em qualquer lugar que possa servir de ambientes para a reprodução e crescimento do mosquito”, orientou o secretário.

FEIRA DE SAÚDE

Na feira de saúde, montada em frente à Unidade de Saúde da Família de Nova Ferradas, um dos voluntários, o estudante das UFSA Emerson da Silva observou que muitos jovens se mostraram curiosos, mas tímidos com relação aos preservativos. “A maioria sabe do que se trata, mas tem vergonha de fazer qualquer comentário, o que reflete a falta de orientação em casa, um sério problema que pode trazer sérias consequências no futuro, quando se iniciarem na vida sexual”, afirmou.

Já o estudante Igor Silva Santos, 10 anos, saiu feliz depois que aprendeu a higienizar a boca com a correta e regular escovação dos dentes. “Foi bom porque aprendi que é essencial para a nossa saúde”, como frisou. A enfermeira Manoela Serra destacou a organização e a união do esforços de um trabalho voltado para atender a comunidade na importante missão de cuidar da saúde em vez de tratar a doença.

Agentes Comunitários e de Endemias percorreram as ruas dos bairros Nova Ferrada, Nova Ferradas II e Nova Esperança para orientar as famílias sobre o combate ao Aedes aegypti, além de fazer a distribuição de telas para a correta cobertura de tanques e reservatórios de água nas residências. O material foi repassado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

A coordenadora do Programa Municipal de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Itabuna, Tatiana Pires, que liderou a ação, informou que o mesmo processo foi realizado em outras partes da cidade com equipes de saúde mobilizadas para levar orientação às famílias sobre o controle e combate ao mosquito e ações preventivas de saúde. Segundo informou o Dia de Luta Nacional de Luta em Itabuna contou com a participação de todas as Unidades Básicas de Saúde, das câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) e de Vereadores e das lojas maçônicas do município.

O supervisor de Endemias, Clodoaldo Oliveira, que acompanha o trabalho das equipes se mostrou entusiasmado com a boa receptividade das famílias em receber e apoiar mais esta ação em favor da saúde da coletividade. “É o nosso trabalho rotineiro que tem recebido reforço, inclusive do Governo federal”.