ponteA construção da Ponte Ilhéus-Pontal, uma antiga solicitação dos moradores de Ilhéus e região, que perdem mais de 40 minutos com os engarrafamentos na atual ponte, foi tema de uma audiência pública na tarde desta segunda-feira (12), na Câmara de Vereadores de Ilhéus. No encontro foram debatidas, juntamente com a sociedade civil, organizações ambientais e representantes da Secretaria de Infraesrtutura do Estado (Seinfra), informações sobre o equipamento que tem previsão de conclusão em dois anos.

Na ocasião, o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes, explicou como os estudos foram feitos e abordou aspectos sobre as questões ambientais, complementando informações dadas à população anteriormente. Dessa forma, a obra segue todos os requisitos legais, inclusive com a licença ambiental para a construção da ponte emitida pela Prefeitura de Ilhéus.

“Dentre os esclarecimentos feitos à população estão informações dos laudos de órgãos de controle externo, que descartaram a possibilidade de existir no lado sul um ambiente utilizado para desova de tartarugas e, também, da presença de carcaças de um navio naufragado”, pontuou Saulo Pontes.

Ilhéus-Pontal

O equipamento também dará condições de escoamento para outros modais como o Porto de Malhada e o futuro Porto Sul. Localizada sobre o Rio Cachoeira, na BA-001, a ponte recebe um investimento de R$ 99,6 milhões Para montar essa estrutura, que terá aproximadamente 540 metros e um sistema viário de cerca de 2,8 quilômetros, estão atuando 150 operários. A nova ponte terá uma formatação mais moderna, valorizando ainda mais as belezas da Baía do Pontal, e beneficiará mais de 510 mil habitantes dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca.