salon-1Em viagem à França para buscar novos investimentos para a Bahia, o governador Rui Costa participou nesta sexta-feira (28), do Salon du Chocolat Paris (Salão de Chocolate Paris), evento que busca estabelecer a ligação entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva do cacau e chocolate. Rui foi recebido pelo presidente do Salão, François Jeantet, e juntos percorreram as instalações do centro de exposições de Porte de Varsailles. Na ocasião, o governador autorizou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a destinar R$ 10 milhões do edital de fruticultura do Bahia Produtiva, especificamente, para projetos da cultura do cacau.

Durante sua passagem pelo Salão, Rui visitou os estandes dos chocolates da Bahia, Mendoá e Amma, conversou com os produtores e conheceu empresas francesas que usam amêndoas baianas para produção dos chocolates europeus. Rui disse que ficou bastante satisfeito com a grandiosidade do evento. “São muitas pessoas circulando por aqui. Aproveitei a oportunidade e convidei os chocolateiros franceses para visitar Ilhéus e ver de perto a nossa produção”.

Rui participou do evento a convite dos expositores brasileiros. Trata-se de uma oportunidade para que a Bahia, principal referência para a produção de cacau do Brasil, possa apresentar todo seu potencial para fabricação de produtos da cadeia do chocolate. Em 2012, Salvador sediou uma edição do evento que é promovido em diferentes países e continentes.

salon-3O produtor de cacau brasileiro, Marco Lessa, que também acompanhou a agenda do governador em Paris, destacou a importância desse trabalho na Europa. “Essa missão foi estratégica e fundamental. Demonstra o interesse do governo em reposicionar a Bahia no segmento do cacau. São 250 anos produzindo cacau na Bahia, passamos por uma crise e é necessária a retomada desse crescimento, a partir da verticalização da produção”.

Atração de turistas
As ações de divulgação da Bahia foram feitas no Salão pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa. “Pudemos perceber o quanto a Bahia é forte na produção de amêndoas. Esse evento ajuda a facilitar a venda do destino turístico. É uma oportunidade de mostrar para os turistas a nossa praia, nossa gastronomia e cultura. Ano que vem devemos ampliar ainda mais a nossa presença aqui para fazermos ainda mais negócios”, explicou o secretário estadual de Turismo, José Alves, que integra a comitiva do Governo da Bahia em Paris.

salon-2Além dos pontos turísticos, os produtos da agricultura familiar da Bahia também foram divulgados no Salão do Chocolate, com uma ação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). “Essa é uma grande oportunidade para a Bahia referendar os avanços que ocorreram na região nos últimos anos. O estado é um exemplo para o mundo no segmento do cacau. Com a autorização do governador de colocarmos R$ 10 milhões na cultura do cacau, vamos avançar no processo de pós colheita e melhoramento da renda”, contou o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro.

A visita ao Salão nesta sexta-feira (28) foi o último compromisso do governador Rui Costa em Paris. A agenda começou na quarta-feira (26), quando Rui almoçou com empresários da cadeia do cacau e discutiu ações relacionadas ao setor. No mesmo dia, o governador participou de um encontro com representantes dos trades turísticos baiano e francês. Na quinta-feira (27), Rui se reuniu com empresários franceses e anunciou a captação de 470 mil euros que serão aplicados em estudos para instalação de teleféricos ligando bairros de Salvador às estações de metrô. Integraram a comitiva do Governo da Bahia em Paris o secretário estadual de Turismo, José Alves, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, e o diretor de Promoção Nacional e Internacional da Bahiatursa, Celso Cotrim.