uesc“Universidade: trajetória, dilemas e desafios” é o tema do  59º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) que vai ser  realizado no período de 19 a 22 de outubro, na cidade de Ilhéus. O evento será realizado pelas Universidades Estaduais de Santa Cruz (UESC), de Feira de Santana(UEFS), do Estado da Bahia (UNEB) e do Sudoeste da Bahia(UESB) reunindo reitores, pesquisadores, técnicos e autoridades da área de todo Brasil.

As atividades do Fórum serão abertas com a conferencia a “Universidade no mundo: desafios para o futuro é governança”. Em seguida as Câmaras Técnicas apresentam as avaliações de suas respectivas áreas de atuação. A primeira será a Saúde com a discussão da “Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM)”.  A Câmara Técnica de Pós-Graduação fará “Avaliação da Pós-graduação: desafios frente à crise de financiamento”; e a Câmara Técnica de EAD/UAB vai discutir “EaD em rede: políticas e práticas institucionais”.

A tarde do dia 20 será tomada pela Reunião do Conselho Pleno da Abruem. No dia seguinte (sexta-feira-21), os trabalhos será iniciados com a conferência “Universidade: história, atualidade e gestão” seguido da Câmara Técnica de Extensão com “Avaliação da Extensão: avançar na qualidade acadêmica”. A Câmara Técnica de Graduação vai avaliar “Evasão e Mecanismos de Acompanhamento do Egresso” e a Câmara Técnica de Internacionalização e Mobilidade terá como tema a “Mobilidade Nacional e Internacional: Tendências e Perspectivas”. No encerramento os reitores das Universidades Estaduais e Municipais farão um tour pela cidade.