De segunda (17) até quarta (19), a Universidade Federal do Sul da Bahia/UFSB, irá sediar receber a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. O objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFSB (SNTC-UFSB) é divulgar a ciência, a tecnologia, as humanidades e as artes, em todos os seus aspectos, produzidas no âmbito da UFSB, com ampla participação de estudantes de outras instituições de ensino e da comunidade em geral.

Com o tema “Ciência alimentando o Brasil”, a Semana terá diversas atividades, como Palestras sobre “Homeopatia na Agricultura” e “Engenharia de Processos: alimentos, fármacos, cosméticos, biotecnologia”; Mesas-Redondas sobre “Agroecologia: desenvolvimento científico e socioeconômico na produção de alimentos no sul da Bahia” e “Os oceanos alimentando o Brasil”; Oficinas com os temas: “’Não, eu não estou perdida’: gênero e diversidade em Ciência e Tecnologia” e “Avicultura e II Dia do Ovo na UFSB”; além de Seminários.

Essas são algumas das atividades propostas. Toda a programação pode ser vista no site da UFSB (http://www.ufsb.edu.br/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-2/ ) e as inscrições poderão ser realizadas no credenciamento, às 8 horas, no próprio campus.

 Encontro pelas Águas

 Dentro da Semana, ocorrerá também o Encontro pelas Águas, que tem por objetivo contribuir para a construção de uma política participativa e descentralizada, envolvendo atores públicos, privados e da sociedade civil organizada para a conservação dos recursos hídricos e o planejamento de paisagens sustentáveis na região de abrangência da UFSB.

O Encontro acontecerá nos dias 18 e 19, a partir das 8:30 com transmissão via webcobferência. Na terça (18), a programação será no campus Jorge Amado, com temas como “Planos Municipais de Saneamento Básico” e “Projeto Caminho das Águas”, e no Campus Paulo Freire, com o tema “ Ciclo da Água e Importância da Água para a Agricultura”. Pela tarde, o Campus Sosígenes Costa (CSC) sediará o evento com o lançamento do Programa de Monitoramento Independente da Cobertura Vegetal do Extremo Sul da Bahia e demais atividades. Na quarta, todas as atividades ocorrerão no CSC.

 

Workshop e Mesa-Redonda sobre Tecnologias em Saúde

 

Na quarta-feira (19), será a vez do Workshop “Inovação em Saúde e os desafios da Avaliação de Tecnologias em Saúde”, com a Profª Drª Erika dos Santos Aragão, e Mesa-Redonda sobre “Os desafios da Avaliação de Tecnologias em Saúde no Estado da Bahia”, com Erika Aragão e a Ms Martha Carvalho Pereira Teixeira. As atividades se iniciam às 8:30 no campus Jorge Amado e serão transmitidas via webconferência através do link:http://webconf2.rnp.br/sala04_cja_ufsb