A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Saúde, confirmou a manutenção da parceria com o Mutirão do Diabético, que este ano acontece no dia 26 de novembro. O apoio foi sacramentado durante encontro do secretário municipal de saúde, Dr. Paulo Bicalho, com o coordenador do Mutirão, Dr. Rafael Andrade.

Dr. Rafael Andrade e Dr. Paulo Bicalho

Dr. Rafael Andrade e Dr. Paulo Bicalho

“O Dr. Paulo Paulo Bicalho é um  exemplo de luta pela saúde pública em Itabuna. Esta parceria é fundamental para juntos contribuirmos tentarmos melhorar a continuidade dos cuidados ao pacientes diabéticos”, disse o Dr. Rafael.  O apoio da prefeitura, que participa da montagem da estrutura do evento, inclui ainda a  liberação de exames para portadores de diabetes capacitação de servidores no atendimento às complicações do diabetes, tratamento de pacientes com retinopatia diabética, e o espaço Diabetes Kids, destinado às crianças. Em 2015, o Espaço Kids atendeu cerca de 300 crianças, identificando 60 casos de diabetes.

“Este envolvimento cada vez maior entre o Mutirão e a Secretaria Municipal de Saúde é uma arma  importante para impactarmos de forma mais contundente na qualidade de vida dos nos diabéticos”, ressalta o coordenador do Mutirão do Diabético.

“O Mutirão do Diabético presta um serviço essencial para a população, ajudando a prevenir uma doença silenciosa, em que o tratamento na fase inicial é fundamental”, afirmou o Dr. Paulo Bicalho. A Prefeitura   também participa da campanha “Novembro Azul”, que tem o objetivo de iluminar prédios, praças, lojas e residências com a cor azul, Por iniciativa da administração municipal, pontes e avenidas já foram iluminados de azul, a cor que é símbolo  mundial da prevenção do diabetes.