camaca-2

Equipamentos modernos em uma infraestrutura que permite atender melhor um maior número de pessoas que precisam de atendimento no Hospital Geral de Camaçari (HGC). Esse é o serviço que o Centro de Diagnóstico por Imagem do HGC vai oferecer à população de pelo menos 25 municípios baianos. Depois de receber investimento de R$ 2,4 milhões para reforma, a unidade foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (25), pelo governador Rui Costa, que falou sobre o novo modelo de gestão de unidades de saúde no estado, para serviços de diagnóstico por imagem, através de empresas contratas no modelo de Parceria Público-Privada (PPP).

camaca-3“Esse novo modelo, que já implantamos nesse Centro inaugurado hoje, vai aumentar a produtividade e qualidade dos atendimentos. O Estado paga mensalmente à empresa e ela mantém os serviços e a manutenção dos equipamentos. O objetivo é sermos mais resolutivos”, afirmou o governador.

Ainda segundo Rui Costa, o Governo já deu início ao novo modelo no Hospital Geral do Estado (HGE) e implantará em breve no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), ambos em Salvador. “A expectativa é que, até dezembro, o Estado entregue outros hospitais com esse mesmo modelo de gestão. Também replicaremos em outras áreas de serviço, inclusive na contratação de equipes médicas fechadas para determinados procedimentos, onde o pagamento será realizado à empresa, pelo volume de cirurgias, por exemplo”, detalhou.

Centro de imagem

camaca-1Os serviços do Centro de Diagnóstico por Imagem vão funcionar em escala de 24 horas para a urgência e emergência e atender também programação, a nível ambulatorial. No caso das tomografias, antes eram realizadas até 300 por mês, e, a partir de agora, passará a atender 750 pacientes no mesmo período. No caso dos raio-x, o aumento é de mais de 30%. Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, o Centro também realizará procedimentos que antes não eram feitos na unidade.

“Aumentamos a capacidade em realizar exames, mas faremos outros procedimentos, como nos casos de pacientes que precisavam fazer angiografias por lesões cerebrais, lesões encefálicas e de membros inferiores acabavam ficando na fila da regulação para realizar exames de cateterismo invasivo. Com esse equipamento de tomografia instalado aqui serão possíveis exames de angiotomografias que acabam com a necessidade do exame invasivo, o que é um grande avanço”, explicou o secretário.

Para o diretor-geral do HGC, José Valter dos Santos Júnior, a inauguração muda muito para o paciente, principalmente para aqueles precisam de atendimento rápido e de mais precisão no diagnóstico. “Esse centro vai melhorar muito o serviço prestado principalmente por conta da qualidade dos equipamentos que foram colocados aqui à disposição da população não só de Camaçari, mas das cidades circunvizinhas, porque recebemos aqui pacientes de até 25 municípios baianos. Isso muda a qualidade da assistência aos pacientes. Para algumas patologias, a tomografia é extremamente necessária, como no caso de acidentes vasculares cerebrais isquêmicos ou hemorrágicos e traumatismo craniano. É essencial que eles recebam o diagnóstico mais rapidamente para receber o tratamento específico com mais agilidade”, contou o diretor-geral.

Maternidade

O governador Rui Costa também autorizou o início da obra para construção de maternidade, em um terreno ao lado do Hospital Geral de Camaçari (HGC). As intervenções já começam nesta sexta-feira, com serviços de drenagem e esgotamento. A licitação para a construção do prédio deverá ser concluída em pouco mais de um mês. A unidade contará com 100 leitos. “O Estado vai construir e equipar a maternidade e, após a conclusão da obra, passaremos a unidade para a gestão municipal”, disse Rui. (fotos: Mateus Pereira/GOVBA)