hanna thame fisioterapia animal
prefeitura itabuna coronavirus 155 livros do thame

UFSB assina acordos de cooperação com universidades do Uruguai

ufsb-uruguaiO reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia,  Naomar de Almeida e o sssessor de Relações Internacionais, José Newton, estiveram no Uruguai, cumprindo uma agenda com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre a UFSB e o país. Eles se reuniram com o Vice-Reitor da Universidad de la República para assinatura do acordo  que objetiva o intercâmbio de investigadores, pessoal docente e estudantes; realização de edições conjuntas de monografias históricas, linguísticas ou de qualquer tipo que responda ao interesse de ambas as instituições; realização de projetos de investigação; criação e organização de atividades docentes coordenadas; e organização de colóquios internacionais.

Naomar e José Newton também participaram de reuniões com outras Universidades latinoamericanas, com membros do Consejo Directivo Central (CODICEN) de la Administración Nacional de Educación Pública (ANEP) e do Instituto de Professores Artigas. Nesse ínterim, Naomar Almeida concedeu entrevista ao Programa Telemundo do Canal 12, de audiência nacional, e comentou sobre a participação da UFSB no Projeto Paulo Freire no Uruguai.

Durante encontro com Glenda Rondan, diretora do MEC – Uruguai, ela a apresentou os Centros MEC espalhados pelo país que funcionam para capacitação profissional e fazem a mediação entre as comunidades e diversas instituições uruguaias. A diretora reiterou que os Centros MEC do Uruguai também promovem atividades culturais e valorizam as atividades tecnológicas, a exemplo do Plan CEIBAL, que promove a inclusão digital. Naomar falou sobre os Colégios Universitários da UFSB, apontando similaridades entre eles e os Centros-MEC-UY, propondo a criação de um Plano de trabalho para 2017 entre ambos.

Também aconteceu um encontro  com a Ministra de Educação e Cultura do Uruguai, Maria Júlia Muñoz, que se mostrou bastante receptiva ao intercâmbio cultural de estudantes e professores brasileiros no Uruguai. A programação no Uruguai foi encerrada com uma visita ao Centro de Convenções do Uruguai para que os representantes da UFSB pudessem conhecer as suas instalações, tendo em vista futuros workshops, feiras e eventos entre Instituições brasileiras e uruguaias. Eles ainda conheceram a equipe do CLUSTER universitário, um tipo de Cidade Universitária. A reunião contou com a presença de cerca de 15 representantes de instituições locais e do entorno. O coordenador geral, Luis Faral, fez uma breve apresentação sobre os cursos do CLUSTER na região e mostrou interesse em fazer parceria com a UFSB.

O professor Naomar falou sobre o Plano Orientador da Instituição, da oportunidade do Projeto Paulo Freire e do desafio com o sistema de ensino-aprendizagem piloto entre comunidades internacionais. Ele comparou o CLUSTER aos Centros Integrados da UFSB e às equipes solidárias, ativas e tecnológicas, finalizando assim sua agenda de atividades no país.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
setembro 2016
D S T Q Q S S
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930