diu-1Cerca de 100 mulheres de Jequié passarão por procedimento de inserção de dispositivos intrauterinos (DIU) nos dias 17, 18 e 19 de setembro, no Hospital Geral Prado Valadares. A ação faz parte do Programa Saúde da Mulher, idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto. O DIU é um dispositivo anticoncepcional que é inserido no útero por um médico especialista.

As mulheres interessadas passarão antes por uma etapa de acolhimento e cadastramento e, uma vez constatado que estão com exame preventivo sem alteração, serão orientadas a realizar o beta HCG e agendadas para o procedimento. O acolhimento acontecerá na quarta-feira (14), no CSU (em frente ao bar Rebu), a partir das 8h.

Além disso, as mulheres participarão de palestra sobre planejamento familiar e esclarecimento de dúvidas e informações sobre o DIU, também no CSU, no mesmo dia. Para a quarta-feira, as interessadas deverão levar documento de identidade, CPF, Cartão SUS e, o mais importante, o resultado do último exame preventivo feito há menos de um ano.

diu-2O objetivo da ação é evitar a gravidez indesejada e conscientizar as mulheres sobre o uso de anticoncepcionais. “Após a realização de todo o procedimento de inserção do DIU, ainda será garantido o exame de ultrassonografia para confirmar q o esteja bem posicionado. A partir daí, as mulheres serão acompanhadas pelas unidade de saúde mais próxima de sua residência”, explicou a voluntária Viviane Bastos.

A iniciativa das VSBA já contemplou mulheres das cidades de Salvador, Miguel Calmon, Várzea Nova, Várzea do Poço, Ourolândia, Mirangaba, Quixabeira, Capim Grosso e Caldeirão Grande.