Com a grande participação de entidades e representantes da sociedade civil, o 3º Fórum Permanente das Águas reuniu propostas sustentáveis com o objetivo de integrar as ações em torno da revitalização da Bacia do Rio Cachoeira. O encontro contou ainda com candidatos a prefeito e vice-prefeito de Itabuna que firmaram o compromisso quanto a gestão sustentável da água no município.

forum a 2            A coordenadora do Centro das Águas e Mestre em Gestão Ambiental, Maria Luzia de Melo, destacou o apoio e participação dos parceiros na construção do evento. “Saio desse Fórum na certeza de que plantamos uma semente. Temos bons projetos, como o da revitalização do Rio Água Branca, que já está sendo realizado pela Uesc”.

Para o Pró-Reitor de Extensão da Uesc, professor Alessandro Santana, “cabe à universidade a tarefa de contribuir com o desenvolvimento sustentável e socioeconômico de toda a região inserida na bacia do Rio Cachoeira”. Nesse contexto, ele citou o andamento do projeto de revitalização do Rio Água Branca, um dos afluentes do Cachoeira, e que já teve seu diagnóstico concluído, e está na fase de aquisição de recursos.

Segundo o professor e diretor do Departamento de Ciências Agrárias, Maurício Moreau, as ações do projeto visam a educação ambiental (em escolas e associações), limpeza do canal principal, identificação das propriedades na área rural, recuperação da mata ciliar, recuperação das nascentes e monitoramento de qualidade da água.

O presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana parabenizou a iniciativa do evento, feito “em parceria com as entidades tem buscado soluções para a questão hídrica”. Ele ainda citou a criação do Comitê de Produtores de Água do Sul da Bahia, coordenado pelo secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga.

O projeto Produtor de Água é uma iniciativa desenvolvida a partir da experiência da Organização de Conservação da Terra (OCT), em Ibirapitanga. “A ideia central é incentivar os produtores rurais a adotarem boas práticas de proteção e conservação da água e do solo, em contrapartida de incentivos financeiros, não financeiros e assistência técnica gratuita”, explicou Luciano, que também é coordenador do Comitê de Bacias do Leste.

Compromisso

forum a 1No segundo momento do Fórum das Águas, os candidatos Antônio Mangabeira (PDT), Coronel Santana (PTN), Davidson Magalhães (PCdoB), Fernando Gomes (DEM), Geraldo Simões (PT) e o candidato a vice João Otávio Macedo (PSDB), apresentaram as propostas para a gestão sustentável da água em Itabuna.

Em seguida, os prefeituráveis assinaram a Carta Compromisso do Fórum das Águas se comprometendo em: produzir o Plano de Execução do Plano de Saneamento Básico do Município; participar do Comitê dos Produtores de Água do Sul da Bahia; promover Educação Ambiental e as Práticas Sustentáveis; atualizar e divulgar as ações e indicadores ao final de cada ano da gestão e divulgar um relatório de prestação de contas.