ceeps 3

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II e do Colégio Estadual Presidente Médici, em Itabuna, estão desenvolvendo o projeto Juventude em Ação, que busca trabalhar questões sobre sustentabilidade socioambiental na região sul do Estado. O descarte adequado de embalagens de agrotóxicos entra na pauta do projeto, tendo em vistas as demandas geradas pela cultura do cacau.

ceeps 2Durante aula de campo, na Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Sul da Bahia (Arisba), os estudantes acompanharam o processo de descarte e participaram de palestras e atividades culturais para a conscientização de ações de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. “Como nossa localidade tem uma forte tradição cacaueira temos uma zona rural forte e que utiliza destes produtos. Mas por outro lado, percebemos que o descarte das embalagens não é o ideal, e às vezes, reutilizada de forma incorreta. Por isso, conscientizar os estudantes é importante para que possam utilizar esse conhecimento na vida pessoal e profissional”, explica o professor e coordenador da ação, Adelson Menezes.

O estudante do Curso Técnico em Comércio, Felipe Moura, 17 anos, fala da importância da atividade para o aprendizado dos alunos. “Essas ações mostram que podemos ter progresso de forma sustentável. E é importante para o estudante que vai ser o profissional do futuro absorver esse aprendizado para que possa contribuir para esse descarte consciente”, relata. Ele ainda ressalta que “fiquei impressionado em saber que essas embalagens poderiam ser reutilizadas, por exemplo, como caixas para guardar seringas em hospitais”.

 

A estudante Ayala Santos, do Curso Técnico de Desenho em Construção Civil, contou que esse aprendizado é fundamental para o exercício de sua profissão. “Estamos muito empolgados, porque a atividade traz na prática ações que podemos utilizar em nossa profissão. Além de embalagens, aprendemos sobre descarte de papelão e outros produtos que podem ser encontrados na construção civil.”