fan 1

Com dois ensaios semanais durante todo o ano, a Fanfarra do Colégio Estadual Raphael Serravalle se prepara para incrementar novamente, neste  sábado (2), a trilha sonora que celebra a Independência do Brasil na Bahia. Na semana que antecede o cortejo do 2 de Julho, a preparação é intensificada para garantir que a performance com instrumentos de sopro e percussão fique impecável.

Entre os 60 jovens, alguns com anos de experiência em desfiles cívicos, há também quem vai desfilar no cortejo pela primeira vez, entre eles Bruna Martins, que, aos 13 anos, é baliza da banda. “É uma experiência legal. É bom que [a orquestra] evita de eu estar nas ruas. Ano passado, desfilei no 7 de Setembro. Estou ansiosa, nervosa, [mas] espero que dê tudo certo [no desfile do 2 de Julho]”.

Formação

Escolas intencificam Ensaios para o desfile de Fanfarras ao Dois de Julho.Foto: Carla Ornelas/GOVBA

A fanfarra vai desfilar na tarde de sábado, na segunda parte do cortejo, a partir das 14h, do Centro Histórico de Salvador (CHS) ao Campo Grande. Além de alunos do colégio, a agremiação é composta por moradores da comunidade e ex-alunos, como o professor de música Denys William, 33 anos.

20 anos de história

O Colégio Estadual Raphael Serravalle é uma das 19 instituições de ensino que irão se apresentar com fanfarra no cortejo. Na sala da banda, a presidente da fanfarra, Isa Maria Cordeiro, cuida pessoalmente dos detalhes, inclusive dos uniformes, chegando inclusive a passá-los. Ela se sente orgulhosa pelos mais de 100 troféus conquistados durante as duas décadas da agremiação e também por participar de mais um desfile que celebra a Independência do Brasil na Bahia.

“[A fanfarra] tem uma importância tão grande, que arrepia. Aqui, dentro do colégio, enquanto estamos nos arrumando para ir tocar [desfilar], eles [os integrantes da fanfarra] já sentem o maior prazer, se sentem bem porque vão mostrar lá fora o que a gente tem de melhor”, afirma Isa.  (fotos: Carla Ornelas/GOVBA)