sbpc psOs estudantes da rede estadual irão participar da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá de 1º a 9 de julho, no Extremo Sul da Bahia. A SBPC é um dos principais fóruns voltados para a difusão de avanços científicos e de discussão sobre políticas públicas para a Ciência e Tecnologia no país. Neste ano, o evento apresenta como tema ‘Sustentabilidade, tecnologia e integração social’ e será sediado nas cidades de Teixeira de Freitas e Porto Seguro. O secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, participará das atividades. Acesse a programação completa no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

A abertura da SBPC Educação, em Teixeira de Freitas, será às 8h, do dia 1º e prosseguirá até sábado (2), no Campus X, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). De 3 a 9 de julho, as demais ações da SBPC serão realizadas na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. Para o secretário Pinheiro, a SBPC é um grande estímulo para que os estudantes se envolveram, ainda mais, com a experimentação e a pesquisa científicas.

“É muito importante o estudante poder apresentar o seu trabalho na SBPC. Acabar com aquela história que você só recebia experiências da SBPC vindas de cima para baixo. Agora nós temos a experiência de sair da sala de aula para quem está iniciando. Isso demonstra como a economia criativa, como a oportunidade de abrir a sala de aula para a Ciência e, portanto, para a escola pública recepcionar essas etapas é fundamental para estabelecer novas relações”, afirma Pinheiro, ao acrescentar que eventos como a SBPC “estimulam a vocação dos estudantes. Para nós é uma experiência sem igual, e a demonstração  clara de um material humano sem  igual”, completa.

Samuel Marcelo Souza e Stephanie Araújo são alguns dos estudantes das escolas estaduais que irão apresentar trabalhos de iniciação científica na SBPC. Eles cursam a oficina ‘Embaixadores da Ciência, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, em Salvador. “O meu projeto é denominado de ‘Busca de exoplanetas através da análise de trânsito em luminosidade de estrelas’. Estou ansioso para apresentar o trabalho. Espero que o evento possa me proporcionar novos conhecimentos, além de me motivar ainda mais no estudo da Ciência, que tenho paixão e que quero estudar e seguir carreira”, revela.

A estudante Stephanie Araújo vai socializar seu trabalho sobre “Análise da superfície de Marte: identificação e medida das características da região polar sul do planeta’. “Estou muito feliz porque é uma oportunidade única e a sensação de ter seu resumo aceito entre muitos outros é super gratificante”, diz a estudante.

 

A professora, Aidil Gonçalves Garcez, diz que o interesse dos estudantes por estes projetos surgiu durante a oficina “Embaixadores da Ciência’, uma das oferecias pelo Centro Juvenil. “Eles tiveram a oportunidade de ter o seu primeiro contato com o fazer Ciência, onde atuaram como protagonistas na construção de um projeto de pesquisa e puderam interagir com conhecimentos astronômicos, que não são comumente estudados na escola formal”, explica.

 

Arte e cultura – Ao todo, estudantes de 61 escolas estaduais, sendo que 17 são escolas indígenas, irão apresentar, em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, suas produções artísticas, culturais e científicas, selecionados no âmbito dos projetos promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a exemplo do Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL), Festival da Canção Estudantil (Face) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove).

 

Programação – Em Teixeira de Freitas, na SBPC Educação, a programação inclui apresentação de boas-vindas com a participação de 36 professores indígenas da rede, do município de Prado, além de cursos formativos voltados para estes educadores, a exemplo de palestras e mesas redondas. O evento contará, também, com uma Aula Show sobre a história da música baiana, a ser ministrada pelo artista Paulinho Boca de Cantor.

 

Em Porto Seguro, a programação integra a ExpoT&C, SBPC Jovem, SBPC Cultural, SBPC Artes, SBPC Indígena e Dia da Família na Ciência. Além da participação de professores indígenas e da apresentação de 50 obras de artes visuais e fílmicas estudantis, também serão expostos 11 trabalhos científicos do projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de estimular o estudo da Ciência. Também serão promovidas oficinas de Ciência da Natureza, pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura. Além disso, peças de artesanato confeccionadas pelos professores indígenas e uma oca indígena estarão em exposição.