reino 2Iniciada no dia 5 deste mês encerram-se nesta sesta-feira(17) as atividades da missão promovida pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais(ABRUEM), em conjunto com o British Council, Centro Brasileiro Britânico, aos países do Reino Unido, com o objetivo de conhecer seus cenários educacionais, científicos e culturais.

Coordenada pela reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e presidente da Abruem, Adélia Pinheiro, a missão teve o objetivo de conhecer os cenários educacionais, científicos e culturais do Reino Unido e estreitar laços entre as instituições de ensino superior brasileiras afiliadas à Abruem e as universidades da Inglaterra, da Escócia, da Irlanda do Norte e do País de Gales, de forma que os estudantes universitários sejam beneficiados por intercâmbios e programas de bolsas. Mais de duas dezenas instituições foram visitadas pelos reitores brasileiros nesse período.

Nos últimos dias da estada da missão, as atividades se concentraram nas cidades de Aberystwyth, país de Gales e Belfast, na Irlanda do Norte, “onde o Conselho Britânico da Irlanda do Norte ofereceu à comitiva uma visita ao parque de Cause Way, com formação geológica de grande beleza e características incomuns.” assinala a coordenadora da missão.

reino 3Ainda na Irlanda do Norte,  os reitores conheceram as instalações, competências e estabeleceram diálogos com os dirigentes da Universidade de Ulster. A instituição conta com 27 mil alunos e um corpo acadêmico e técnico 2.500 membros. Tem 15 anos de existência e registra como competência institucional inovação em área biomédica, com várias patentes em diagnóstico e tratamento de saúde.

A Queen’s University Belfast foi anfitriã da comitiva no dia 14 de junho. Fundada em 1845, tem 23 mil estudantes e 3.700 acadêmicos e técnicos. “A instituição apresenta bons indicadores de desempenho, figurando entre as 10 melhores universidades em pesquisa, no Reino Unido e colhe os resultados da visão estratégica de implantação de institutos temáticos vocacionados para áreas consideradas como desafios globais, em abordagem multidisciplinar e, também, a identificação e apoio a pesquisas com potencial de pioneirismo e importância futura,” explica a professora Adélia Pinheiro.

reino 1A visita se estendeu a Universidade de Northumbria que teve a sua origem em 1870, mas, somente em 1992 foi autorizada a ser universidade. Em seguida, a missão se reuniu com o Conselho Britânico, na Escócia, com a diretora e também com o secretário geral da Associação das Universidades da Escócia para discutir o estabelecimento de memorando de entendimento entre a Abruem e a Associação escocesa.

Na Universidade de St Andrews, a mais antiga da Escócia, criada em 1413,  os reitores foram  recebidos por dirigentes e estudantes brasileiros. A reitora Adélia Pinheiro ressaltou que, “entre os estudantes brasileiros, está o doutorando Guilherme Bortolato, mestre em Zoologia pela UESC, que apresentou sua experiência e percurso formativo, dando destaque à importância que a Universidade Estadual de Santa Cruz teve na sua formação.”

O Conselho

“O British Council, orgão britânico que juntamente com a Abruem realizam a Missão, é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de idéias entre pessoas ao redor do mundo. No Brasil, atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames.