forma 2

A Arena Fonte Nova, templo do futebol da Bahia, é o cenário de grandes emoções vivenciadas pelos 1.280 novos técnicos de nível médio que estão sendo diplomados pelo Governo do Estado, na noite desta quarta-feira (04). São técnicos de nível médio em Enfermagem, Meio Ambiente, Nutrição Dietética, Eletromecânica, Administração e de mais 30 cursos ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, em Salvador e Região Metropolitana. Em toda a Bahia, estão sendo formados 10.459 técnicos, nos 27 Territórios de Identidade. Na Fonte Nova, a cerimônia de diplomação foi aberta com o Hino da Bahia, interpretado pelo cantor Tatau.

forma 3Parte do programa Educar para Transformar, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a segunda maior do país na oferta de cursos técnicos de nível médio entre as redes estaduais. O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, fala sobre os avanços da Educação Profissional na Bahia. “Em 2007, a rede estadual tinha apenas 4 mil estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, agora são mais de 82 mil. E só agora em 2016, o Governo do Estado está formando mais de 10 mil estudantes em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, oportunizando que estes jovens e trabalhadores tenham mais chances de ingressar no mundo do trabalho e permanecerem em seus locais de origem”, comenta.

forma 4Vestidos de beca, com o capelo e ladeados pelos familiares, os jovens e trabalhadores expõem largos sorrisos pela formação profissional e as oportunidades de uma inserção cidadã no mundo do trabalho. A juramentista dos 1.280 formandos e agora técnica de nível médio em Enfermagem, Jamile Almeida, 21 anos, está realizada. “Fui escolhida pelos próprios colegas para fazer o juramento, isso para mim é uma honra. O juramento é o momento que nos consagra técnicos, garantindo atuar com responsabilidade e ética”, disse Jamile, que estudou no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, localizado no bairro da Ribeira, em Salvador.

Para a oradora da formatura, Jéssica Amarante, 24, a mensagem que transmitiu aos colegas destaca a importância da educação e de valorização da escola pública. “É gratificante falar em nome de todos e representar a escola pública, é um momento único. Quero passar a mensagem da importância dos cursos técnicos para a formação pessoal e profissional dos jovens e adultos”, disse a mais nova técnica em Administração, que concluiu no Centro de Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador.

Para o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, mais do que uma simples comemoração, a formatura concretiza a passagem dos jovens e adultos formados para um novo período da vida. “Toda formatura é o fim de um ciclo, fruto de um esforço coletivo. São mais de 10 mil formandos com mão de obra qualificada e compreensão técnica e social que contribui para o desenvolvimento da Bahia”, acrescenta.