deng 1A Prefeitura de Itabuna está autorizada pela Justiça a combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus e outras viroses em casas fechadas ou desabitadas. Atualmente, o município enfrenta uma epidemia das viroses o que levou o prefeito Claudevane Leite a decretar situação de emergência o que facilita a aplicação de recursos materiais e humanos para evitar a proliferação do mosquito e a infecção das pessoas.

A autorização foi concedida pelo juiz da ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna Ulisses Maynard Salgado, que acatou ação proposta pelo Ministério Público estadual, mediante representação de Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com a decisão judicial fica permitido aos agentes de endemias credenciados a entrar em casas desabitadas ou não, lotes, áreas cercadas e não habitadas ou em obras inacabadas para fazer o seu trabalho.

deng 2O alvará judicial também autoriza romper obstáculos, se for necessário, para o caso de alguns proprietários negarem o acesso dos agentes ao interior do imóvel para combater o mosquito.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, explicou que os agentes estarão acompanhados de auxiliares e de técnicos habilitados (chaveiros) e da Policia Militar, se houver necessidade, em caso da ausência ou resistência por parte do morador. “Não haverá prejuízos para os donos de imóveis, pois as fechaduras serão recolocadas após inspeção, limpeza e tratamento de com possíveis focos de larvas”, garantiu o secretário.