livro cacAs atividades cacaueiras na Bahia e a evolução deste segmento nos diferentes setores econômicos são destaques na nova produção da Editora da UESC. Resultado do estudo de vários pesquisadores, o livro “Cacauicultura: estrutura produtiva, mercados e perspectivas“, organizado pelas professoras Andréa da Silva e Mônica de Moura, discute aspectos econômicos relativos ao mercado do cacau no mundo, com destaque para a região sul baiana.

A obra traz discussões que abarcam desde o surgimento da vassoura-de-bruxa nas fazendas de cacau até os novos mecanismos para o cultivo do fruto, destacando o processo histórico que resultou na crise cacaueira e as mudanças que reconfiguraram o panorama internacional. Os estudos apresentados também tratam dos mercados alternativos, como o cacau fino e o orgânico.

As pesquisas permitem perceber que a trajetória da cacauicultura na região demonstra que, apesar das ações que vêm sendo desenvolvidas para a recuperação das lavouras de cacau, não têm se conseguido a reestruturação produtiva e econômica.