saude vilas 2Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região de Vitória da Conquista e Ilhéus estarão melhor assistidos a partir de hoje (11), com a inauguração, pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, de serviços de telemedicina, bioimagem e saúde bucal para pacientes oncológicos, bem como a contratação do serviço de hemodinâmica tridimensional na rede filantrópica.

No início da manhã, os secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde), Josias Gomes (Relações Institucionais) e Vitor Bonfim (Agricultura), além do assessor de relações institucionais da Sesab, Mateus Simões, inauguraram, em Vitória da Conquista, os serviços da PPP de Imagem que desde o início do mês assumiu os serviços de Raio-x, mamografia e tomografia do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e em até seis meses, instalará o equipamento de ressonância na unidade.

“A PPP de Imagem representa grande economia para o Estado visto que reduz o tempo de internamento dos pacientes que ficam à espera dos resultados de exames e garante uma atualização periódica da tecnologia, já que os investimentos estão previstos no contrato de concessão”, afirma Vilas-Boas.

saude vilias 1 Na oportunidade, também entraram em funcionamento pleno a Central de Material e Esterilização (CME), cujo investimento totalizou R$ 1,3 milhão em obra e equipamentos, e o serviço de saúde bucal dos pacientes com câncer, ambos no HGVC.

“Assim como a condição bucal pode interferir no tratamento oncológico, o próprio tratamento com radioterapia e quimioterapia pode produzir efeitos colaterais, entre eles, a mucosite, que consiste na inflamação severa da mucosa bucal, o que muitas vezes impede os pacientes de se alimentar, culminando com a interrupção do tratamento”, explica o secretário da Saúde ao ressaltar a importância do serviço de saúde bucal, que tem a capacidade para atender 160 pacientes por mês.

Em Ilhéus, os secretários inauguraram o serviço de hemodinâmica tridimensional do hospital São José, que é administrado pela Santa Casa de Misericórdia. “Ampliar e descentralizar a assistência é uma das prioridades do governador Rui Costa, em especial, os serviços de alta complexidade. Assim, garantimos que os pacientes do interior não precisem se deslocar para a capital, sendo submetidos a procedimentos médicos próximos à sua família”, ressalta o titular da pasta da Saúde.

O Centro de Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia, em Ilhéus, é completo e nele poderão ser atendidos pacientes que chegarem com infarto, com risco de morte súbita, arritmia, com bloqueio que precisam de marca-passo, aneurisma cerebral, secção de aorta, problemas arteriais e renais, entre outros. De acordo com Gyovany Mendes, coordenador do Serviço de Hemodinâmica, Ilhéus hoje possui o mais moderno centro de hemodinâmica do interior da Bahia. “Este serviço está disponível para todos. Os pacientes serão atendidos com respeito e segurança, para que tenhamos os melhores resultados”, afirmou.