face 2 face 3 face 4Tendo a Arena Fonte Nova como palco, os estudantes brilharam no Festival Anual da Canção Estudantil (Face). O show, com as 15 canções finalistas do Face, marcou o encerramento do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O face é um dos 15 projetos estruturantes que reuniram mais de 4 mil estudantes expositores, da capital e do interior nos três dias do evento, apresentando as experiências artísticas, científicas, esportivas e culturais, que foram desenvolvidas nas escolas, por meio do programa Educar para Transformar.

Os estudantes do Face emocionaram o público e expressaram, por  meio de diferentes gêneros e estilos musicais, como o rock, samba, pop, axé, heavy metal, reggae e  rap,  experiências, histórias  vividas, questões étnicas e outros temas da contemporaneidade. O estudante de Salvador, Gabriel Araújo, 18, compôs o rap “Tempo de crescer”. Ao participar do Face com os colegas intérpretes Franklin Fonseca, Wagner Sodré e Jeferson Santos, todos de 18 anos, Gabriel vibrou pela oportunidade de mostrar a música em espaço privilegiado que é o Encontro Estudantil. “É gratificante mostrar o que a gente gosta de fazer e a realidade das coisas através da música. A gente aprendeu muito nesses dias de convivência e de ensaios. Hoje somos todos vencedores e a gente veio aqui fazer a nossa festa”, vibrou.

A estudante Sabrina Oliveira, 17, de Brotas de Macaúbas, apresentou MPB Românito, “Aprendiz”, e fala que jamais vai esquecer do dia em que brilhou como intérprete para a multidão de estudantes que ocupou a Arena Fonte Nova. “Estar aqui é o resultado de muita dedicação e do que a gente aprendeu na escola. Aprendiz significa isso, aprender continuamente e acreditar no seu potencial e no seu sonho. Estou muito feliz”, comenta.

Entres os jurados do Face, o produtor cultural e músico Marcos Clement destaca a qualidade das composições apresentadas pelos estudantes. “Os festivais são grandes oportunidades para revelar os grandes talentos. Desde Raul Seixas até Caetano Veloso e Gilberto Gil, muitos outros grandes músicos brasileiros passaram pelos festivais que são uma forma de estimular o talento que existe em cada um. Os estudantes estão fervendo de ideias e é um privilégio para eles estarem entre as 15 canções classificadas, isto porque estamos falando de estudantes de toda a Bahia. Eu fico muito feliz e desejo sucesso a todos eles que estão tendo este contato com a musica, com a literatura, com as artes, um mundo que sempre é uma grande descoberta”.