umbu 2A cerveja de umbu é uma das novidades da VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontece, em paralelo à Fenagro, até o próximo domingo (06), no Parque de Exposições de Salvador,. A fruta nativa da caatinga de sabor agridoce e rica em vitamina C se juntou ao malte, ao lúpulo e a levedura e resultou na fabricação de uma inédita e deliciosa cerveja artesanal, batizada de Saison Umbu.

A bebida é resultado da associação da cooperativa baiana de agricultura familiar, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), e uma empresa mineira especializada em cervejas com frutas e especiarias brasileiras cultivadas em comunidades nativas.

Sua composição tem 10% da fruta e 6,2% de álcool. A acidez, doçura e perfume do umbu equilibram-se com os aromas e sabores frutados, cítricos e condimentados desta refrescante Saison, estilo de cerveja originado na Bélgica que, tradicionalmente, inclui em sua produção ingredientes como sementes, especiarias e frutas.

umbu 1 A cerveja de umbu é produzida em lotes de 1,5 mil litros, na Cervejaria Krug Bier, em Nova Lima, Minas Gerais, sob o acompanhamento dos cervejeiros da Experimento Beer em todo o processo, desde a brassagem (o cozimento do malte para converter em açúcares o amido dos grãos), passando pela fermentação e maturação, até o envase.

A FEBAFES é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), com o objetivo de conceber um espaço para promoção, divulgação e comercialização dos produtos dos empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária, bem como promover a capacitação dos expositores e agricultores familiares.