coribe 2O município de Coribe, no oeste baiano, passou a contar, a partir deste sábado (21), com um Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que vai garantir água potável para mais de quinhentas famílias do distrito de Ranchinho. A inauguração do equipamento foi realizada pelo governador Rui Costa, que em seguida autorizou o início das obras de ampliação do sistema para reforçar o abastecimento também na sede da cidade. Com investimento de mais de R$ 9 milhões do Governo do Estado, o SIAA beneficiará ao todo cerca de 9,7 mil habitantes.

“Essas são obras que vão facilitar a vida das pessoas. A água é um direito do cidadão. A segunda etapa do sistema vai ampliar muito o fornecimento. Essa água vai ajudar a prevenir doenças, que uma água sem qualidade proporciona”, afirmou Rui Costa.

coribe 1O equipamento é composto de uma adutora de água bruta com 13 mil e 247 metros ; estação de tratamento; reservatório com capacidade de armazenar 200 m cúbicos e rede de distribuição. A captação da água é feita no Rio Formoso através de flutuante, sendo levada até uma estação de captação elevatória composta por poço de sucção e casa de bomba.

“Essa é uma obra muito importante, que garante o essencial para que as pessoas tenham qualidade de vida. Água é uma questão de saúde”, ressaltou o secretário de Infraestrutura Hídrica do Estado (SIHS), Cássio Peixoto.

Saúde e agricultura

Ainda em Coribe, o governador também concedeu 215 titulos de terra para agricultores familiares da Bacia do Rio Corrente. Com o documento, os contemplados passam a ter o espaço regularizado para produzir o sustento de sua respectivas famílias. “Eles passam a poder transferir a terra para os herdeiros, e isso reforça a cidadania no meio rural. Além disso, com terra própria, os agricultores também passam a ter uma garantia para conseguir crédito e se desenvolver”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues.

Outra ação realizada por Rui em Coribe foi a entrega de um patrol para a prefeitura local . Com o equipamento, a administração pública municipal passou a ter a ferramenta necessária para ampliar a estrutura de lazer e a rota dos agricultores familiares no meio rural. Além disso, o governador inaugurou a Unidade Básica de Saúde Parteira Dona Inês, construída para ofertar serviços médicos, de enfermagem e odontologia.

Com investimento de R$ 408 mil, a unidade tem capacidade de atender mais de mil pessoas ao mês com diversos serviços – a exemplo do acompanhamento pré natal, planejamento familiar, Saúde do idoso e da criança e vacinação.

coribe 3O reconhecimento da população de Coribe pelas as ações do Governo do Estado resultou em homenagem para Rui Costa. O governador recebeu de representantes da Câmara de Vereadores do município o título de cidadão coribense. “Esse reconhecimento se abrange a mim e ao ex-governador Jaques Wagner pelo que a gente fez. Mas esse é apenas um início, vamos fazer muito mais”, destacou Rui.

Educação

Em Coribe, Rui Costa, mais uma vez, honrou o compromisso de conhecer in loco as condições das escolas públicas no estado. Desta vez a visita foi ao Colégio São João dos Gerais. No local, Rui avaliou a infraestrutura e se reuniu com a comunidade escolar. A iniciativa faz parte do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação.